Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

CORAÇÃO AMARELO
No âmbito do projeto eco escolas juntamente com a proximidade do dia da mãe foi lançado o desafio às crianças do jardim de infância de Mealhada: construir um coração de mãe amarelo com pacotes de tetra pack recolhidos em contexto escolar e familiar.

1-Grupo de 37 crianças: 3/4/5 anos

2-Situação desencadeadora: leitura do regulamento do concurso; pesquisa sobre o impacto do tetra pack no ambiente bem como a sua função na preservação dos alimentos.

3-Recursos/materiais utilizados: recolha com o apoio das famílias de embalagens de tetra pack; recolha de pacotes de leite escolar; palhinhas; cola quente; tesouras, régua de 50 cm; tinta acrílica.

4-Metodologia: Trabalho de projeto
O que vamos fazer?
Um coração de mãe amarelo de 50 cm!

Como vamos fazer?
Com vasos de flores feitos com pacotes de leite e de sumo.

Com que materiais/recursos?
Precisamos de guardar os pacotes de leite da escola e pedir às mães pacotes grandes de sumo.Depois precisamos de uma régua para medir; cartão para a base do coração, cola quente para colar muito bem e depressa (com a ajuda da Cristina que é adulta); tinta amarela e pinceis para pintar.

Distribuição de tarefas e constituição de equipas:
Dividimo-nos em 3 equipas: a 1ª mediu e desenhou o coração na base, preparou os pacotes ( abrir e lavar) e iniciou o processo de construção; a 2ª desenhou, recortou as flores com as sobras dos pacotes e colocou-as nos "vasos" e a 3ª ficou encarregue da pintura do coração.

Avaliação do percurso e perspetivação: o que falta fazer?O que não resultou? Como ultrapassar os obstáculos? Realizada diariamente com as crianças durante 3 semanas.

Apresentação do coração à comunidade educativa : Decisão tomada em grande grupo: o coração fica pendurado na árvore da entrada do jardim de infância para as mães verem!

A educadora responsável:
Cristina Cabral

Escola: Jardim de Infância de Mealhada

Professor coordenador do trabalho: Ana Cristina Cabral