Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

Este trabalho de expressão plástica foi realizado por crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade, que frequentam o ensino pré-escolar no Real Colégio de Portugal. Teve orientação e colaboração do Professor de Expressão Plástica, André Mateus.
O projeto foi inspirado pela ourivesaria popular portuguesa – as filigranas. As crianças aprenderam que a filigrana é uma obra de arte, na qual é utilizada a técnica de enroscar os fios de ouro ou prata de forma harmoniosa.
O Professor André Mateus quis, também, dar a conhecer às crianças a obra da artista plástica Joana Vasconcelos, que reutilizou materiais (talheres de plástico) para a realização da sua obra “Os Corações Independentes”, na qual são apresentados três enormes corações de Viana, preenchidos com talheres de plástico vermelhos, simbolizando o Amor, os pretos, que simbolizam o Fado e os dourados a Tradição Portuguesa.
Partindo da exploração do conceito “Jóias Tradicionais Portuguesas, Filigranas”, deu-se início à realização deste projeto.
1- Recortou-se um coração de 50cmx50cm em cartão rígido.
2- As crianças cortaram tiras de embalagens tetrapack e fizeram rolos de alturas e espessuras diferentes.
3- Colaram os rolos na base de cartão.
4- O Professor pintou com spray amarelo o coração feito de rolos
5- Cortou-se a palavra “Mãe” em cartão e depois recordou-se vários símbolos da tetrapack que se colaram por cima de cada letra. No final, colou-se as letras em cima do coração.
6- As crianças voltaram a cortar tiras finas de embalagens tetrapack, com as quais fizeram cornucópias, que colaram à volta do coração.
7- No final colou-se papel celofane na parte de trás do coração para realçar a cor escolhida para o projeto: o Amarelo.

Escola: Real Colégio de Portugal

Professor coordenador do trabalho: Susana Ferreira