Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

MEMÓRIA DESCRITIVA - “Sim, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo”


A escola ao envolver-se neste concurso pretendeu conciliar a sensibilização para a separação dos pacotes tetra pack, através do eco-ponto amarelo, com a homenagem às mães. De acordo com o regulamento do concurso produziram- se trabalhos, sendo selecionado, dentro daqueles que obedeciam rigorosamente às regras estabelecidas, o que foi considerado melhor pelo Conselho Eco-escolas.
Foi selecionado o trabalho apresentado pelas alunas Catarina Rodrigues e Ana Margarida Ramalho do 8º E integrado no plano de atividades da turma e apoiado pela professora de Educação Visual, Marta Correia (diretora de turma); pela professora de Ciências Naturais, Anabela Santos. Embora a professora de TIC, Célia Pais, também se tenha disponibilizado, os alunos não chegaram a precisar do seu apoio.
O coração selecionado, executado com embalagens tetra-pack preferencialmente amarelas, tem a dimensão de cerca 45cmx45cm. Os materiais complementares utilizados foram: cola, folhas de rascunho (reutilização) onde foram inscritas as mensagens inerentes ao Dia da Mãe e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade. Para a execução do coração, os alunos recolheram embalagens em suas casas, tendo a maior parte do trabalho sido aí desenvolvido. Os alunos só tiveram conhecimento do concurso na primeira semana de aulas do terceiro período, através da professora dinamizadora da atividade, coordenadora do programa na escola e professora de Ciências Físico-Químicas da turma. Sentiu-se, alguma dificuldade, na sensibilização/execução, decorreram praticamente em simultâneo, face ao tempo útil do calendário escolar, na integração dos contributos de todos os docentes do conselho de turma que para a mesma se disponibilizaram.

Escola: Escola S/3 de Pinhal Novo

Professor coordenador do trabalho: Alda Maria da Silva Raposo