Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

Memória Descritiva: “Sim, no dia da Mãe o coração é amarelo”

Foi com grande entusiasmo que abraçamos este concurso, uma vez que consideramos importante contribuir para um melhor ambiente e dedicar o nosso coração a todas as mães do planeta.

Processo de construção do coração:
Em conformidade com as normas do concurso, foi distribuído a vários elementos da nossa comunidade educativa, representando alunos, professores e funcionários, um quadrado tetra pak amarelo. Desta feita cada um deveria elaborar um coração de acordo com a sua interpretação, segundo um conceito individualizado.
Na turma “D” do sexto ano de escolaridade, na disciplina de Educação Tecnológica, foram conhecidas e discutidas as regras do concurso e catorze alunos criaram o seu coração.
Os professores e funcionários participantes foram escolhidos aleatoriamente, sendo doze professores e três funcionários.

Materiais:
Embalagens “tetra pak amarela”; uma folha de papel prateada.

Metodologias:
Cortes e meio cortes com Xis – ato; cortes de tesoura; colagens.

Intervenientes:
Alunos, Professores e Funcionários.

Conclusão:
O produto final visa juntá-los num grande coração repleto de simbologias e pluralidade de significações atendendo a cada ponto de vista e vivências individuais, para depois formar o «nosso coração», refletindo a importância da união das partes para o todo, resultando num produto que represente que vivemos em sociedade e que se um individuo faz a diferença, todos fazem a mudança.
Contudo, acrescentamos a esta conclusão, a entrega criativa, artística de todos os intervenientes na construção deste coração amarelo, retendo o conceito simbólico da referida cor, como riqueza, e tendo este coração na sua conformação plástica – estética a polissemia do Coração de Mãe e Coração da Natureza.

As professoras dinamizadoras do projeto:
Anabela Freitas Chaves
Sónia Barros Silva

Escola: Escola EB 2,3 do Estreito da Câmara de Lobos

Professor coordenador do trabalho: Liliana Isabel Caseiro Fernandes Botelho