Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

“ Sim, no dia da mãe o coração é amarelo”

1. Identificação
Escola Secundária da Gafanha da Nazaré
Concelho – Ílhavo
Distrito – Aveiro
Nº de alunos envolvidos – 150
Grau de ensino – ensino básic0/secundário

2. Síntese relativa ao processo de elaboração do trabalho

1º fase – Divulgação do concurso
O concurso foi divulgado em todos os meios de comunicação da escola: no placard do Eco-Escolas, na sala de professores, na sala de convívio e na página da escola.

2ª fase - Sensibilização da comunidade educativa para a construção de um coração a partir de embalagens TetraPak.
Foi elaborado um folheto para recordar à comunidade educativa a colocação das embalagens TetraPak no eco ponto amarelo.
Foi planificada uma aula de Formação Cívica no 7º ano de escolaridade para sensibilizar os alunos para a construção de um coração a partir de embalagens da TetraPak e para escreverem num coração amarelo uma mensagem para o dia da mãe.

2º fase – Recolha de embalagens
A recolha de embalagens TetraPak foi feita principalmente pelos alunos do 7º ano de escolaridade na escola e em suas casas embora toda a comunidade tivesse ajudado na recolha.

3º fase – Debate de ideias para a construção da árvore
Um grupo de alunos do 7º ano de escolaridade reuniu-se com o grupo do Eco Escolas para discussão do projeto e foi elaborado o projeto final, que consistia na construção de um coração em embalagens da TetraPak que seria colocado numa caixa em forma de presente. Foi também decidido que o coração deveria ser colocado na biblioteca e cada aluno, de qualquer ano de escolaridade poderia colocar uma mensagem para a sua mãe desde que fosse utilizada uma embalagem da TetraPak.

4º fase – Preparação das embalagens e construção do coração
Em algumas tarde livres alunos do 7º ano de escolaridade compareceram na sala do Eco Escolas para lavar e recortar as embalagens para a construção do coração em ponto grande que ficaria dentro da armação em forma de caixa.

5º fase – Recolha pelos directores de turma das mensagens para o dia da mãe
Nas aulas de formação cívica os directores de turma promoveram um debate de ideias sobre a importância da colocação das embalagens TetraPak nos locais corretos.
Foi fornecido pela equipa do Eco Escolas um coração amarelo em papel que foi recortado e colado numa embalagem da TetraPak pelos alunos em suas casas. Nesse coração amarelo escreveram uma mensagem para o dia da mãe. Esta foi entregue aos directores de turma que falaram com os alunos sobre a importância da família.

6º fase – Colocação do coração amarelo na biblioteca da escola para visualização do coração e das mensagens dos alunos por toda a comunidade educativa

Depois de construído o coração foram colocadas as mensagens dos alunos. O mesmo ficou exposto na biblioteca de forma a que outros alunos da escola também pudessem colocar as suas mensagens.





Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, 24 de abril de 2013

Escola: Escola Secundária da Gafanha da Nazaré

Professor coordenador do trabalho: Maria Teresa Santos Pacheco