Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

1. Memória Descritiva:
1.1. Introdução
O presente trabalho foi realizado pelo aluno Simão Alves, turma B do 8º ano de escolaridade, do 3.º ciclo do ensino básico do Colégio Miramar, com o intuito de participar na atividade “No Dia da Mãe o coração é amarelo”, promovida pela Tetra Pak Portugal SA em parceria com a Associação Bandeira Azul.
A participação nesta atividade teve como objetivo, quer responder ao repto lançado, refira-se, assaz original e criativo, quer responder ao mesmo aludindo a uma arte que ascende à antiguidade greco-romana e com imensa visibilidade na região Norte de Portugal que é a filigrana.
Usada, frequentemente no conjunto do vestido de noiva tradicional, bem como nos trajes femininos dos ranchos folclóricos do Minho, considerou-se pertinente a utilização deste símbolo de riqueza e caráter de um povo, associando-o à inestimável riqueza e firmeza de caráter que imbui qualquer mãe.
A riqueza reside, paralelamente, no facto de se terem utilizado embalagens tetrapak (e predominantemente amarelo), reforçando-se, assim, a importância da deposição seletiva, quer destas, quer de outras compatíveis, no ecoponto amarelo, algo que qualquer mãe preocupada e dedicada ao seu legado, se preocupa em cultivar, de modo a preservar a grande MÃE Terra.

1.2. Caracterização do coração e do processo de construção
O coração construído intitulado: “O coração da minha mãe tem arte” foi concebido a partir do conceito da filigrana, técnica de trabalhar metais muito típica da ourivesaria portuguesa. A elaboração de cada peça começa com a fundição, passando por fazer o fio de filigrana e o esqueleto da peça, enchê-lo, etc. A delicada utilização de fios muito finos proporciona peças que dão a ilusão de renda em ouro e prata, em peças complexas que simbolizam o mar, a natureza, a religião ou o amor.
Deste modo, e mediante o regulamento do concurso, o Simão estruturou e planeou todo o trabalho a desenvolver: definiu, inicialmente, através de esboços, a forma do objeto artístico a criar – o coração – sendo que a cor predominante fora previamente definida pelo regulamento. De entre os esquissos realizados, o Simão selecionou a solução final do trabalho, definindo, esquematicamente, o seu processo de construção.
Seguidamente, procedeu à seleção dos materiais a utilizar na composição do coração, nomeadamente:
• Materiais reutilizados ou reaproveitados:
- embalagens tetrapak;
- pedaços/restos de folhas de papel e de cartolinas coloridas preferencialmente de cor amarela;
- 1 placa de cartão canelado (aproximadamente 50 X 50 cm);
- 3 ramos/paus de madeira.
• Materiais complementares:
- cola líquida UHU;
- arame, especificamente, agrafos;
- 1 parafuso, 1 gancho camarão e 2 pregos.

Posteriormente, procedeu à recolha, junto da comunidade educativa, das embalagens tetrapak e restantes materiais necessários. Uma vez reunido o referido material passou à fase de construção segundo o procedimento anteriormente definido:
1. Abertura e lavagem das embalagens tetrapak;
2. Desenho e recorte da forma final do coração numa placa de cartão canelado de dimensões 50 x 50 cm, aproximadamente;
3. Revestimento, de ambos os lados do coração de cartão com as embalagens tetrapak, utilizando agrafos, e respetivo recorte;
4. Corte de pedaços/restos de folhas de papel, de cartolinas coloridas e de pacotes tetrapak, em pequenas tiras de diferentes tamanhos;
5. Enrolamento das extremidades destas tiras, quer no sentido dos ponteiros do relógio, quer em sentidos opostos;
6. Enchimento de ambos os lados do coração com estas tiras enroladas e utilizando cola líquida UHU;
7. Desenho e recorte de tiras em espiral sobre embalagens tetrapak;
8. Colagem destas tiras no topo do coração;
9. Recorte dos selos (Tetra Pak – Protege o que é bom) das embalagens tetrapak e sua colagem no coração;
10. Desenho sobre as embalagens tetrapak das letras constituintes da frase “Este coração é para a minha mãe” e recorte das mesmas;
11. Colagem das letras no coração;
12. Recolha de 3 ramos/paus de árvores (com diâmetro aproximado de 5 cm e comprimento 80 cm);
13. Construção da estrutura de suporte para o coração construído;
14. Colocação do coração construído: “Este coração é para a minha mãe” na estrutura referida anteriormente.

1.3. Conclusão
Realizado com o intuito de participar num desafio valoroso, o trabalho envolveu cerca de 5 horas de agradável trabalho, sendo que o tempo que, quer o Simão, quer a sua mãe guardarão, no coração, com esta iniciativa e esta participação, será, indubitavelmente, mais longo.
Resta-nos uma congratulação final para todos os responsáveis pela criação do presente Concurso, o qual, para além de ter dinamizado a nossa comunidade educativa – refira-se que o trabalho do Simão foi apenas um das dezenas de propostas que o nosso Colégio tinha para oferecer – teve o condão de mobilizar a mente e a criatividade que encontra o seu verdadeiro prémio no coração de cada um.

Escola: Colégio Miramar

Professor coordenador do trabalho: Ana Raquel da Silva Franco