Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

EB1 - BECRE, Casal dos Apréstimos
Ramada-Odivelas
Memória Descritiva do trabalho - «Intervenientes, materiais e metodologia seguida».


Foi publicitado o concurso, “ Sim, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo” oralmente nas salas de aula e pela exposição do regulamento do mesmo, no placard interior da BECRE. A possibilidade de participação dos alunos, em frequência dos tempos livres durante 2 semanas e das 13h às 14h.

Durante alguns dias os alunos trouxeram vários pacotes de leite e sumos da Tetra Pak .

Devido a não haver alunos fixos nem limite no número de participantes (a frequência dos tempos livres na BECRE e os trabalhos de projetos não são obrigatórios, por isso quem quer participa) foi necessário esquematizar e regulamentar o trabalho no seu aspeto gráfico e no uso de materiais:

 Cartão
 Cartolina
 Embalagens Tetra Pak de leite e sumo
 Rolo papel higiénico
 Corda
 Ráfia
 Cola, fita-cola, …
 Livros ambientais de temáticos resíduos (consulta).

A primeira imagem do coração proposta pela PB Gracinda foi alterada por sugestão dos dois primeiros alunos que aderiram ao concurso. Modificada para melhor, no entender dos mesmos - Constança de 2º Ano A, Docente Leonor e Mateus Mestre de 3º ano C, Docente Adelaide.
Aparece um coração amarelo e no seu interior um outro, mais pequeno, que no entender dos alunos seria “ o coração do filho”.

Em conversa orientada (pela PB Gracinda) os alunos chegaram à conclusão que seria engraçado fazer “O Filho” e, assim, colocaram “mãos à obra” que é como quem diz “mãos no recorte e na cola” . Nasceu um boneco feito de recortes de pacotes de sumo de laranja (Tetra Pak) com o selo das embalagens nos olhos e um sorriso maroto.

Outros alunos se juntaram.
 Flávia de 3º ano D – Docente Verónica
 Teresa de 3º ano D
 João Lourenço de 3º ano D
 Pedro Rebelo de 4º ano A - Docente Rosário
 Beatriz Henriques de 4º ano C – Docente Constança
 Francisca de 4º ano C

Gostaram do trabalho já elaborado e foram opinando entre eles. Decidiram modificá-lo e complementá-lo com alguns pormenores, tais como uma corda simbolizando a ligação de «filho - Mãe - educação ambiental» . Uma laranja representativa de uma Vida Saudável.
Fica a nossa mensagem para o Dia da Mãe :

“ No coração da Mãe cabe o seu filho e a educação ambiental; é na ligação em escada que se fortalece, saudavelmente, a Vida”.

Escola: Escola EB1/JI Casal dos Apréstimos

Professor coordenador do trabalho: Gracinda Matos Monteiro