Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

Materiais
Os materiais utilizados na construção do coração foram, maioritariamente, embalagens TetraPak. Também se utilizaram outros materiais, mas em pequena quantidade (cartão reciclado, papel reciclado, tinta amarela natural, sacos de plástico, cola ecológica, botões, cola de contacto).
A estrutura do coração foi feita com embalagens TetraPak, e sobre estas foram colados pequenos corações (recortados de embalagens TetraPak), para tapar cores não desejadas e marcas dos produtos.
O coração interior foi feito com cartão reciclado, produzido na escola, numa atividade de reciclagem. O cartão foi pintado com tinta obtida de pigmentos naturais (açafrão das índias fora de validade) e água. A mensagem escrita foi colada no cartão com cola ecológica (farinha e água).
As flores amarelas foram executadas com sacos de plástico e botões, tendo por função ocultar zonas de outras cores e, simultaneamente, acentuar a cor amarela.

Metodologias
Organizou-se uma campanha de recolha de embalagens (predominantemente amarelas) junto dos alunos das turmas do 2º ciclo e de outros elementos da comunidade educativa, reforçando-se a importância da reciclagem/deposição de embalagens no ecoponto amarelo. A divulgação nas turmas ocorreu nas aulas de EV/ET, pelos docentes destas disciplinas.
Decidiu-se construir um coração em aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica, numa turma de 5º ano.
Fez-se o levantamento de sugestões de formato e materiais adicionais a utilizar na construção do coração, procurando-se que a escolha incidisse, ao máximo, em materiais reutilizados e “amigos do ambiente”, de encontro ao lema dos 3Rs. Assim, praticamente, todos os materiais usados foram reutilizados, exceto a cola de contacto usada na união das embalagens.
Na turma, para a construção do coração, organizaram-se grupos de trabalho com tarefas diferentes e com a participação rotativa de alunos.
Foram elaboradas pelos alunos, e posteriormente selecionadas, mensagens, tendo por mote “O dia da Mãe”, aliado ao contributo da reciclagem para sustentabilidade.

Intervenientes
Alunos do 2º ciclo e professores de EV/ET da Escola EB 2/3 Frei Caetano Brandão, do Agrupamento de Escolas de Maximinos (Braga).

Nota adicional
O Coração será colocado no bloco principal da escola, para assinalar o Dia da Mãe.

Escola: Escola Frei Caetano Brandão

Professor coordenador do trabalho: Cristina Fertusinhos