Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

Intervenientes:
A participação da nossa escola no projeto em referência resultou de um trabalho desenvolvido pelos alunos do Clube Eco, um dos diversos clubes de atividades de enriquecimento curricular que, entre Departamentos, grupos disciplinares e outras estruturas de gestão intermédia, suporta a implementação do programa Eco-Escolas neste estabelecimento de ensino.

Metodologia:
Numa primeira fase – mês de março – procedeu-se à recolha de embalagens tetra pak, material essencial à confeção do trabalho apresentado a concurso. De sublinhar que outros alunos da escola (que não somente aqueles que integram o Clube Eco) contribuíram para a angariação destes materiais.
Posteriormente, as embalagens tetra pak foram abertas, lavadas e alvo de um processo de secagem. Posto isto, as embalagens já abertas foram agrafadas umas às outras até se obterem as duas faces do coração e a tira lateral. Procedeu-se depois ao recorte (em forma de coração) de ambas as faces, ao que se seguiu a junção das faces com a tira lateral. No entanto, antes de se fechar completamente o coração, introduziram-se no interior do mesmo diversos jornais amarrotados, por forma a conferir-lhe volume e uma estrutura tridimensional.
Depois, seguiu-se a fase da pintura do coração com tinta amarela e, posteriormente, a “decoração” do mesmo com a colagem da frase “Sim, no dia da Mãe o Coração é Amarelo” e de um pequeno coração elaborado com selos “Tetra Pak – Protege o que é bom”, recortados das embalagens recolhidas. Finalmente o trabalho elaborado foi fixado junto à entrada da Cantina da escola.
De referir que na semana de 29 de abril a 03 de maio, os alunos terão oportunidade de escreverem no coração exposto (com uma caneta de acetato disponibilizada no local) mensagens inerentes ao Dia da Mãe e ao contributo da reciclagem para sustentabilidade ambiental. A melhor frase será distinguida com a atribuição de uma máquina fotográfica.

Materiais:
Embalagens tetra pak, jornais, agrafos, cola quente e arame.

Professores coordenadores:
Elisabete Andrade e Renato Azevedo

Escola: Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade

Professor coordenador do trabalho: Renato Azevedo