Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

Centro Social Paroquial Nª Srª. da Anunciada
Jardim de Infância “Aquário”
Setúbal

“ Mãe, que verdade linda, o amor encerra
Eu nasci de ti, como a flor nasce da terra”
Matilde Rosa Araújo
Memória Descritiva, “ No Dia da Mãe o Coração é Amarelo”
Após deliberação em “conselho Eco-escola” de que iríamos participar na iniciativa “Sim, no dia da mãe o coração é amarelo”, decidiu-se que seria a sala dos Golfinhos a construir o coração. Participaram nesta atividade 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, 1 educadora e 1 A.A.E. Ficou igualmente assente que integrado no espírito de respeito pelo ambiente, para a elaboração do mesmo, utilizar-se-ia somente o uso de embalagens tetra pack, assim como outros materiais que após utilizados sejam colocados no ecoponto amarelo, com a premissa de que fossem essencialmente de cor amarela.
Optámos pela realização de um coração como símbolo do AMOR – de cada mãe pelo seu filho e da mãe Natureza por todos nós. Usou-se uma base em cartolina que foi totalmente preenchida com recortes de embalagens tetra pack. Para o seu embelezamento e reutilizando os materiais que nos foram chegando, utilizámos latas de refrigerantes, garrafas e tampas de plástico que transformámos em flores; embalagens de supermercado em esferovite, que resultaram em pequenos corações picotados; uma lata de conserva que serviu de base para a flor central, e finalmente, o interior de uma embalagem tetra pack transformou-se em asa para transporte e suspensão do mesmo.
Foi nosso objetivo ao aderir a esta atividade, incentivar a participação ativa das crianças e suas famílias para a deposição seletiva nos ecopontos, visando a manutenção de critérios de sustentabilidade. Para que este objetivo se alargasse a todo o jardim-de-infância, inovámos a nossa ação com um apelo à criatividade de todos os pais, para que juntamente com os seus filhos elaborassem em casa um pequeno coração, feito igualmente com material reciclado, onde constasse uma frase alusiva à MÃE.
Por fim, foi feita uma pequena exposição no hall de entrada da escola com todos os corações, incluindo o que foi proposto a concurso e numa compilação das mensagens que cada um trazia, elaborámos uma que ilustra aquilo que todos nós sentimos:
Amar é…
Dar, cuidar, respeitar, mimar, ficar feliz com a felicidade dos outros, ajudar a crescer…
Enfim…
Querer o bem para o MUNDO

Escola: Centro Paroquial Nº Sra Anunciada / Jardim de Infância "Aquário"

Professor coordenador do trabalho: Helena Isabel Herrera R. Ferreira