Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

“Sim no dia da Mãe o coração é amarelo !”
- Centro Educativo Navarro de Paiva -
Durante uma das reuniões de Conselho Eco-Escolas no Centro Educativo Navarro de Paiva, foi solicitado o apoio do Projecto “Animação em Acção” na construção do Coração, com os jovens.

Ao lançarmos este desafio a todos os jovens do Centro Educativo, rapazes e raparigas (das três Unidades Residenciais) demonstraram interesse em participar.

Desde logo se organizaram jovens e funcionários no sentido de se distribuir tarefas: recolha das embalagens utilizadas no refeitório e nos lanches,lavagem das embalagens, construção dos vários elementos...
Entre os jovens, foram debatidas várias possibilidades.

Deste processo surgiu a ideia de construir um coração-árvore, colocado sobre o mundo que transmitisse a ideia da responsabilidade pela vida do planeta e das gerações vindouras e a representação dos vários ecopontos através das cores da roupa das figuras representadas (mãe e filho).

A construção partiu de um coração feito com plástico reciclado de lojas de roupa da baixa lisboeta e uma base de madeira, esses elementos foram cobertos de forma a darem origem á arvore coração, todos os elementos visíveis foram recortados de embalagens, Após o processo de montagem dos diferentes componentes, optámos por pintar todos os elementos. Por uma questão estética e também para ir de encontro ao solicitado.

Não é possível expor fotografias com identificação dos intervenientes, nem se podem especificar os nomes dos mesmos, devido às características inerentes ao Centro Educativo.

Finalmente, o nosso intuito é expor o trabalho, em espaços públicos do centro Educativo, visto que todos estão bastante orgulhosos do trabalho realizado.

E também fazermos ateliers de presentes reciclados/reutilizados (um pouco no seguimento do que já costumamos fazer) mas com base na ideia do coração para o Dia da Mãe, pois uma das grandes motivações dos Jovens do Centro é a criação de prendas para os familiares.

É, sem dúvida, uma actividade a repetir!

Lisboa, 24 de Abril de 2013

Escola: Centro Educ. Navarro de Paiva

Professor coordenador do trabalho: Maria José Brás Martins