Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

MEMÓRIA DESCRITIVA
A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESTSP-IPP) aceitou o desafio proposto pelo Programa Eco-Escolas e pela Tetra Pak, desenvolvendo um coração com embalagens Tetra Pak e confirmando: “SIM, NO DIA DA MÃE O CORAÇÃO É AMARELO”!
A concretização do trabalho principiou no início do mês Abril, com a recolha de embalagens Tetra Pak nos ecopontos que se encontram em vários pontos do edifício da ESTSP-IPP. Paralelamente fez-se uma sessão de “brainstorming” com alunos do curso de Saúde Ambiental tendo sido utilizadas as seguintes ideias:
- A Mãe a homenagear seria a Mãe Terra e esta mensagem transmitir-se-ia através da frase (a colocar no coração): “TERRA: NATURALMENTE MÃE!”
- Utilizar predominantemente a cor amarela, mas também o cinzento do interior das embalagens, aludindo assim às “cores da ESTSP-IPP”;
- Usar pequenos corações dobrados a meio e que se iriam “transformando” em borboletas e libélulas; a associação destes animais ao coração simbolizaria o amor pela Mãe Terra, uma vez que estes são sensíveis às alterações do meio e indicadores da qualidade ambiental; assim, a presença de um grande número destes seres no coração pretenderá realçar a necessidade de manter a capacidade de suporte da vida na Terra através de atitudes responsáveis como a deposição seletiva das embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo.
Para a execução deste projeto, elaborou-se um coração em cartão reutilizado que foi forrado com papel crepe amarelo e colocaram-se embalagens de sumos que davam um maior realce à frase já referida. Cortaram-se corações em Tetra Pak, de diferentes tamanhos e com diferentes padrões, colocados em pares, alternando padrões e tamanhos.
Na envolvente do coração foram expostas dezenas de corações criando a perspetiva de um grupo de borboletas e libélulas voando em direção a um ambiente melhor. Colocou-se também um ramo de árvores, onde se suspenderam vários corações onde os alunos, funcionários e docentes da escola declararam o seu amor pela nossa Mãe Natureza.
Utilizaram-se 35 embalagens na realização do coração amarelo que irá concurso e 57 na realização de todo o trabalho que o envolve, desde corações de menores dimensões, as borboletas, libélulas e corações onde se colocaram as mensagens no ramos de árvore.
O desenvolvimento desta atividade na ESTSP-IPP enquadrou-se na sensibilização que é habitualmente feita à comunidade escolar para a importância da correta deposição dos resíduos nos ecopontos adequados.

Escola: Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto

Professor coordenador do trabalho: Mafalda Maria Cardoso Nunes