Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

Memória Descritiva

ESCOLA EBI DA PONTE DAS TRÊS ENTRADAS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DO ALVA


O projeto teve início com a inscrição da Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas na atividade de construção do CORAÇÃO AMARELO



Na consecução desta tarefa foram envolvidos alunos pertencentes ao Clube Eco Escolas e 6º ano de escolaridade,alunos do 1º ciclo bem como alguns professores que estiveram envolvidos em várias atividades desde a sua conceção, planificação, implementação e execução do projeto.
A construção de um coração ( com um espírito ecológico) teve como principais objetivos:
- Promover a adopção de comportamentos sustentáveis em relação ao ambiente;
- Colaborar na formação da identidade e desenvolvimento da consciência cívica dos alunos;
- Aplicar competências transversais através da articulação de saberes de diferentes áreas disciplinares em torno de causas ambientais.
O projeto, até ao presente momento, desenvolveu-se em seis fases, a saber:
1.ª - Divulgação e sensibilização do projeto junto da comunidade escolar;
2.ª - Recolha das embalagens tetrapak, reforço da mensagem acerca da importância da deposição seletiva das mesmas no eco-ponto amarelo.
3.ª -Partilha de ideias e esboços do projeto;
4.ª - Realização de ensaios;
5.ª - Construção de um coração original (e predominantemente amarelo) com embalagens da Tetra Pak tendo como mote o "Dia da Mãe".
6.ª - Fotografar e enviar o trabalho.
7.ª – Exposição do trabalho realizado na biblioteca escolar na primeira semana de maio . Registo de mensagens alusivas ao tema por parte dos alunos.

O processo de elaboração do coração implicou, inicialmente, um levantamento dos recursos materiais necessários para a construção do mesmo. Numa fase posterior, procedeu-se à montagem e colagem das embalagens, de modo a constituir a forma e estrutura.

Finda esta tarefa, construiu-se o coração recorrendo,às flores feitas com as embalagens tetrapak, tinta amarela, pincéis e cola,

De entre os diferentes ensaios/experiências relacionados com o projeto, foram as flores as eleitas como elemento decorativo do nosso coração. Elas, simbolizam a beleza e o desejo da construção de um mundo melhor, mais cuidado e protegido.

Escola: Escola EBI da Ponte das Três Entradas

Professor coordenador do trabalho: Célia de Jesus Carramana Antunes