Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

Para a realização da atividade Coração Amarelo proposta pelo Programa Ecoescolas a equipa da valência de animação de rua “Contigo Acreditar” do Centro Comunitário da Terra Chã começou por explicar aos jovens qual os objetivos da seguinte atividade, tendo surgido posteriormente imensas ideias para a criação de um coração com a utilização de embalagens Tetra Pak. Uma vez que as embalagens do sumo Lipton Ice Tea eram as por nós conhecidas onde predominava a cor amarela, o nosso trabalho foi todo ele elaborado com este tipo de caixas, onde tanto os membros da equipa como os utentes trouxeram das suas casas, do seu consumo diário e solicitamos ainda apoio para nos disponibilizarem as caixas que nos faltavam à empresa Resiaçores. Assim os materiais utilizados, como já foi mencionado foram exclusivamente caixas de Lipton e cola quente.
Quando se procedeu à criação do coração foram elaboradas várias etapas executadas pelos jovens, sendo elas, primeiramente a construção de um molde de triângulo numa folha de papel que posteriormente foi decalcado para as caixas Tetra Pak, seguidamente recortado, montado o triângulo e colado e fixado numa base de coração também ela construída em embalagens Tetra Pak. De salientar que a ideia do nosso trabalho funcionou como um puzzle onde cada triângulo encaixava de forma correta na forma do coração. Finalmente colocou-se um slogan alusivo tanto ao Dia da Mãe como à importância para a reciclagem/reutilização dos materiais, pois esta é uma temática que vem sendo explorada pela equipa em muitas atividades realizadas com os utentes.
Finalizado o coração, afixamos o mesmo num local visível na instituição para que tanto os restantes funcionários como pais de jovens e crianças utentes deste centro o pudessem ver.

Escola: Centro Comunitário da Terra Chã

Professor coordenador do trabalho: Centro Comunitário da Terra Chã