Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

Memória Descritiva

Escola participante: Escola E.B 2.3 da Maia do Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia.

Alunos envolvidos no Projeto “ Sim, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo”:
Turma F do 5º ano de escolaridade.

Disciplinas envolvidas no projeto: Educação Visual e Educação Tecnológica.
Outros intervenientes: Diretora da turma do 5ºF e Clube do Ambiente da escola.

O desenvolvimento do projeto “ Sim, este ano o Coração de Mãe é Amarelo” teve início em Março do presente ano.

Para a consecução deste desafio foram desenvolvidas várias acções:

- Nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, procedeu-se à sensibilização e divulgação da mensagem que as embalagens para alimentos líquidos, vulgarmente designadas por Tetra Pak, deverão ser colocadas nos contentores/ecopontos amarelos.
- Posteriormente foram colocados na sala de aula recipientes para recolha de embalagens Tetra Pak usadas de preferência de cor amarela (de sumos, de Ice-tea, de leite achocolatado de diferentes marcas). Nesta fase do projecto contamos com a colaboração importante dos alunos e professores dinamizadores deste projeto.
- Alunos, professores e funcionários participaram trazendo uma quantidade muito grande de embalagens que depois de devidamente limpas foram colocadas nas salas/oficinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica à procura de criativos, que pudessem construir um Coração Ecológico.
- Na conceção do projeto procurou-se transmitir de forma implícita mensagens inerentes ao Dia da Mãe e ao contributo da reciclagem. Nas aulas de Educação Visual, os alunos inspiraram-se na obra da escultora Joana Vasconcelos que tem sido objeto de estudo por parte da turma. Partindo das embalagens cujo destino seria o ecoponto, transformaram-nas, conferindo-lhes assim um outro e único significado. Das ideias concebidas / apresentadas pelos alunos selecionamos aquela que nos pareceu mais adequada: construir um colar gigante para as nossas mães. “Sim, porque as mães gostam normalmente de colares”. Para a criação dos elementos formais do coração, os alunos inspiraram-se na forma do coração de Viana.
- Nas aulas de Educação Tecnológica, o projeto foi executado exclusivamente com embalagens Tetra Pak, de cor predominantemente amarela e de diferentes marcas. Para unir os elementos utilizamos cola quente e agrafos. Nas aulas de Educação Tecnológica, foi convencionado o elemento decorativo predominante – flores de diferentes formas – “Sim, porque as nossas mães gostam de flores”- tal como disseram os alunos.
No dia 22 de Abril, com a colaboração dos alunos e professores, procedeu-se à apresentação/divulgação do trabalho final à comunidade escolar, no polivalente da nossa escola.

- O projeto “Sim, este ano o Coração Amarelo” foi também divulgado à comunidade através da Plataforma Moodle do nosso agrupamento.

A professora dinamizadora do projeto no âmbito das disciplinas de educação visual e tecnológica
Carla Fonseca

Escola: Escola EB 2,3 da Maia

Professor coordenador do trabalho: Maria Beatriz Andrade Gomes Mouta