Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

O coração amarelo da Escola Secundária c/2º e 3º ciclos Professor Ruy Luís Gomes foi construído na turma do 9ºD na disciplina de Educação Visual. A ideia era construir um coração tridimensional com motivos da filigrana e que em simultâneo fosse uma caixa ou cofre para guardar e proteger o que é bom (tesouro). O tesouro seria um outro coração, mais pequeno (jóia). Nasceu assim o coração grande, predominantemente amarelo e dividido em duas metades para se poder abrir e fechar e o coração pequeno em forma de jóia, guardado dentro do coração grande. Da ideia de caixa/cofre e de um sentido de exterior e interior, as embalagens tetra pak prestaram-se a dar corpo ao projecto: o exterior predominantemente amarelo, para construir o coração grande e o interior metalizado para o coração pequeno, lembrando a prata. Ambos os corações contêm a mensagem “coração de mãe”, escrita em forma de filigrana e são formalmente construídos a partir da divisão da circunferência em três partes iguais.
Palavras-chave: coração amarelo – coração de mãe – protege o que é bom – tesouro

Material empregue:
• Coração grande (duas peças) - embalagens predominantemente amarelas da tetra pak, cola térmica, esferovite e ligadura de gesso (moldes)
• Coração pequeno (peça única) – interior das embalagens tetra pak, cola térmica e esferovite (molde)

Etapas do processo:
• Aula de sensibilização do projecto, debate de ideias em grande grupo/turma e visualização de imagens de peças em filigrana.
• Estudos e projecto final
• Construção dos corações em trabalho de grupo

Escola: Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes

Professor coordenador do trabalho: Isabel Tavares