Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

SIM, NO DIA DA MÃE O CORAÇÃO É AMARELO
Nos clubes do ambiente, de 2ª a 4ª feiras, que são compostos por alunos do 5º, 6º e 7ºanos, elaborou-se um cartaz e respetivo caixote para a divulgação e recolha das embalagens necessárias para a elaboração do coração que, foram colocados no átrio da escola.
Esta iniciativa permitiu que toda a comunidade tomasse conhecimento da atividade e participasse trazendo embalagens de sumo e pacotes de leite, Tetra Pak.
Posteriormente, nos clubes, os alunos elaboraram estudos de corações e trataram de recolher, lavar e armazenar as embalagens.
Concluídos os projetos, os clubes procederam à votação da melhor proposta e procedeu-se à requisição do material necessário para a sua elaboração. A escolha recaiu sobre o entrançado, utilizando os dois lados das embalagens para que fosse mais percetível o tipo de embalagem usada na confeção do coração e assim ajudasse a clarificar a que reciclagem nos referíamos.
Os alunos, nos clubes, abriram e cortaram as embalagens Tetra Pak, em tiras de 3cm, sendo algumas dessas tiras forradas com papel autocolante amarelo, pois não havia embalagens predominantemente amarelas, suficientes. Procedeu-se, também, à elaboração de uma frase que apelasse à reciclagem por parte das mães que, foi colada numa faixa no coração amarelo.
A coordenadora do eco-escolas foi elaborando o coração no clube e nos tempos livres, os alunos foram dando indicações para a sua construção e ajudando na sua elaboração.
Depois de elaborado o entrançado, este foi colado a placas de k-line, desenhado o coração e recortado. Depois de concluído, colou-se a faixa ao coração e afixou-se no átrio da escola.
A elaboração do coração amarelo, da Escola Básica de Távora, foi um processo de participação de toda a comunidade educativa.

Escola: Escola EBI/JI de Távora

Professor coordenador do trabalho: Fernanda Araújo