Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

[]“SIM, NO DIA DA MÃE O CORAÇÃO É AMARELO”
Memória descritiva
Apresentação dos episódios de adesão ao concurso e processo de construção do trabalho.

Materiais:
Embalagens amarelas de ice tea, leite chocolatado tetra pak, pistola de cola quente e cola de tubo UHU, folhas A4 de cor amarela, cartolina , guache amarelo, tesoura e bostik.
Metodologias:
1. Apresentação e debate acerca do projeto em causa, com os alunos do 6º C, elevando a importância de todos os passos ecológicos, nomeadamente na redução, reutilização e reciclagem de embalagens consumidas no bar da escola

2. Seleção e distribuição de tarefas de como vamos abordar a comunidade, a contribuir na recolha das embalagens amarelas para construção do coração.
Passo 1: Impressão de cartaz de informação acerca da adesão/inscrição ao concurso em causa. Colocação na cantina da escola, com a criação de um ponto de recolha de embalagens Tetra Pak amarelas.
Passo 2: Registo de frases alusivas à data comemorativa “Dia da Mãe”. Impressão em papel A4 de cor amarela e recorte das mesmas com friso.
Passo 3: Recolha, desmontagem, recorte das embalagens e lavagem das mesmas.
Passo 4: Estudo da composição e estrutura/esqueleto do coração.
Passo 5: Construção do coração tridimensional, recortes decorativos em imitação à filigrana, colagem dos pacotes com cola quente.
Passo 6: Preparação da composição/exposição do projeto. Cartolina branca, decoração com guache amarelo e colagem das mensagens.
Passo 7: Exposição do coração tridimensional em espaço interior da escola, suspenso com um painel na retaguarda com frases em homenagem às Mães.

Intervenientes:
Na recolha dos pacotes estiveram envolvidos as funcionárias do bar, alunos em geral e professora Fátima Costa. Na construção os alunos do sexto ano, turma C e professores titulares da disciplina de EVT - Luís Rosa e Mª Fátima Costa, esta, também coordenadora do Eco Escolas na EBS da Povoação.

Data: 24/04/2013
EBS Povoação

Escola: Escola EBI/S da Povoação

Professor coordenador do trabalho: Maria Fátima Costa