Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola Básica D. João II, Caldas da Rainha (Caldas da Rainha)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com o coração Amarelo (opcional):

Memória descritiva:

De início foi colocado o desafio, aos alunos que frequentam o “Clube da Terra”, da realização desta atividade e estes mostraram-se muito interessados nesta iniciativa. Como alguns alunos deste clube pertencem à turma 7.ºF da escola, rapidamente o interesse se alastrou aos restantes alunos da turma.
Em primeiro lugar foi escolhida para base do trabalho uma placa de esferovite que tinha sido usada num trabalho antigo e que ainda estava guardado na escola. Assim em vez de ir para o lixo foi reciclado e forrado com um plástico amarelo que também foi aproveitado de uma anterior exposição que ocorreu numa das salas de ciências.
Durante semanas foram recolhidas e guardadas embalagens de sumos da Compal que depois serviram para o recorte em forma corações. Estes corações foram depois colocados, na base forrada de amarelo, em conjuntos, formando flores ou em separado, ficando em corações independentes.
Tendo em conta que um dos objetivos desta atividade teve em conta a comemoração do dia da Mãe, foram espetadas com um pequeno pau de madeira, algumas flores amarelas, cujas pétalas de cartão ficaram com os nomes escritos das mães de cada aluno.
Numa zona central deste trabalho ficou também impressa uma quadra dedicada às mães e que resultou da inspiração de alguns alunos desta turma. A quadra é a seguinte:
São Corações do melhor Sumo…
Com certeza são da Compal!
São as melhores Mães do Mundo…
Cada uma Super Especial!
Entretanto no decorrer dos “Dias do Agrupamento”, em que são exibidas para a comunidade escolar as melhores atividades da escola, este trabalho também está em exposição numa das salas dedicado ao Eco-Escolas.

Idade dos alunos:

Entre os 12 e os 14 anos.