Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola Básica Maria Keil (Loures)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com o coração Amarelo (opcional):

Memória descritiva:

O trabalho foi realizado, no âmbito do projeto Eco-Escolas, pelos alunos que frequentam a Unidade de Ensino Estruturado do 2º Ciclo do Agrupamento de Escolas Maria Keil, em Loures, para o concurso “SIM, NO DIA DA MÃE O CORAÇÃO É AMARELO PARA QUEM AMA A MÃE NATUREZA”..
Como coordenadora das atividades do Projeto Eco-Escolas esteve a professora Cristina Lavadinho, com a colaboração das professoras de Educação Especial, Carla Paulino, Marlene Silva, Maria João Moura e Silvia Gomes.
O desafio foi lançado aos alunos aquando a elaboração do presente para o dia da Mãe. Uma vez que os alunos não têm autonomia para fazerem pesquisas sozinhos, o levantamento de possíveis ideias foi realizado em conjunto com as docentes.
Como o desafio consistia em criar um coração com embalagens da Tetra Pak da marca Compal, começámos por fazer a recolha das embalagens na sala dos professores, no bar dos alunos e junto das suas famílias.
Recolhidas as embalagens, foi feito o levantamento de possíveis materiais que pudessem ser usados, nomeadamente cartão, arame, tecidos, tintas variadas, ráfia, serapilheira, cola e garrafas plásticas. Essa escolha foi feita, intuitivamente, pelos alunos e a partir daí surgiu a ideia deste coração. Na sua construção foram usados cartão, restos de cartolina, marcadores, cola, tintas, embalagens da Compal e arame.
A pintura, o recorte e a colagem foram efetuadas pelos alunos, com o apoio das docentes. O cartão usado no coração foi reaproveitado da árvore de Natal construída nas aulas de Educação Visual.
Foi um projeto que nos uniu em torno de um objetivo comum, resultando neste trabalho que enviamos.

Idade dos alunos:

10-12 anos