Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Desenho, decalque e recorte do coração nas embalagens.
Montagem das diferentes peças do coração.
Finalização do trabalho com a colocação de uma flor em tampinhas no centro do coração.
Pormenor do logotipo Compal e do selo "Tetra Pak- Protege o que é bom" e das frases alusivas ao ambiente.
Pormenor mais aproximado do logotipos Compal e do selo "Tetra Pak- Protege o que é bom"
A “Chamusca, o coração do Ribatejo” é um lugar onde podemos contemplar a Mãe Natureza no seu grande esplendor, com paisagens absolutamente deslumbrantes.
É uma região profundamente rural que vai da lezíria à charneca, rica em tradições nomeadamente ao nível artístico, sendo a filigrana portuguesa, uma arte bastante apreciada apesar de originária do norte do país.
Foi neste contexto que no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, aconteceu uma demonstração de joalharia, na qual os alunos viram aplicar a técnica da filigrana. No decorrer desta iniciativa “nasceu” um coração em filigrana, a que os alunos associaram ao slogan da vila ("Chamusca Coração do Ribatejo").
Assim sendo, no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Educação Tecnológica, foi lançado o mote que serviu de inspiração a todas as turmas dos alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas da Chamusca, para construírem o seu coração usando embalagens Compal, Tetra pak.
Inspirados também no tradicional “Coração de Ouro” ou “Coração de Viana”, os alunos fizeram um paralelismo com as frases intrinsecamente conotadas no trabalho :“O coração da mãe é de ouro”, e “O preciosíssimo coração da Mãe Natureza é amarelo”, “Um coração de ouro para a nossa querida Mãe Natureza”, “O coração da mãe Natureza é tão valioso que temos que cuida-lo”.
Esta ideia teve muito impacto, pois com criatividade, os alunos conseguiram sensibilizar a comunidade escolar para a importância de cuidar do Planeta, educando para a sustentabilidade ambiental, nomeadamente com a reutilização e reciclagem e das embalagens Compal, Tetra Pak no ecoponto amarelo.
Os trabalhos das várias turmas, foram submetidos a uma votação que envolveu toda a comunidade escolar e o coração vencedor pertence à turma do 8ºD.
Os materiais utilizados foram embalagens Compal Tetra Pak, as tampas dessas embalagens, restos de cartolina e cartão utilizados anteriormente para construir maquetes. A cola serviu para unir as diferentes partes do coração.
Para reproduzir esta obra os alunos começaram por utilizar a técnica do decalque desenhando nas embalagens um “Coração de Viana” por diversas partes. De seguida essas peças foram recortadas e montadas com o auxílio da cola.
No trabalho, cujas dimensões são 45cm de altura por 29cm largura, podemos observar as formas espirais típicas do “Coração de Viana”, num jogo de padrões, com zonas distintas, umas onde é visível o interior e o exterior das embalagens, os respetivos logotipos Compal, e Tetra Pak e ainda as frases alusivas ao meio ambiente que as embalagens contêm. O remate do trabalho foi dado com uma flor construída com tampinhas, colocada ao centro do coração.
Foi um trabalho muito aliciante para os alunos, que resultou numa combinação muito harmoniosa cheia de ricas e educativas conotações. O mesmo encontra-se em que exposição, em conjunto com todos os outros num local de destaque da escola, alertando toda a comunidade escolar para os valores que se pretendem transmitir com esta iniciativa, usando para tal a arte.
13/14