Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes (Vila Franca de Xira)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com o coração Amarelo (opcional):

Memória descritiva:

A construção do coração foi imbuído de um espírito de interdisciplinaridade e de inclusão. Deste modo, os alunos do CAA/ Oficina de Competências aderiram a esta iniciativa da Compal e da Tetrapack plenos de entusiasmo. Começaram por aproveitar um resto de cartão, o qual pintaram de amarelo, conforme se documenta nas fotos. De recordar que o desenho do coração foi elaborado com a ajuda dos alunos da turma B, do 6º ano, na disciplina de EVT, como forma de louvar o amor/amizade que deve unir todos os povos - valores veiculados neste agrupamento e pelos quais todo uma sociedade se deve pautar. O conceito de sustentabilidade foi exaltado de forma implícita, e explícita através do logo da Tetrapack, assim como a importância da preservação da natureza, e da prática de uma alimentação saudável (como se tem vindo a exortar no espaço pedagógico do CAA/OFICINA DE COMPETÊNCIAS. A ingestão de fruta na dieta quotidiana, tem assumido importância capital nos conteúdos ministrados no supramencionado espaço pedagógico e no restante agrupamento escolar. Os artefactos utilizados na guarnição do coração têm o seguinte significado:
1. A cor verde simboliza os campos/ natureza e a esperança num mundo melhor, mais responsável e eco-sustentável.
2. A cor amarela é uma ode à Compal e encerra em si uma dupla simbologia: os raios de luz simbolizam o conhecimento produzido pelo contato com os livros, com a Escola e com as interações positivas que estabelecemos com o meio, que vem iluminar a vida das crianças/ jovens que estudam em todo o Agrupamento de Escolas Soeiro Pereira Gomes.
3. A cor amarela remete ainda para o imprescindível papel da comunidade escolar no que concerne à reciclagem que faz parte integrante da dinâmica escolar do Agrupamento de Escolas Soeiro Pereira Gomes;
4. As grinaldas de flores que envolvem todo o coração evocam a obra renascentista (produzida em terracota envidraçada), da autoria de Andrea Della Robbia, intitulada: A Madona e a Criança (Madona dos Arquitetos);
5. O formato da jarra, que acolhe as flores, aproveitando uma embalagem de sumo Compal, remete o espetador para um ideário de reciclagem/ possibilidade/ criatividade;
6. Com esta experiência os alunos aprenderam a fazer colagens e terminologia/ conceitos específicos das diversas áreas / temáticas, desenvolveram o gosto estético e a criatividade reciclando e reaproveitando, partilharam momentos e experiências gratificantes que ficarão nas suas memórias.

Idade dos alunos:

A maior parte tem 12 anos