Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com o coração Amarelo (opcional):

Memória descritiva:

O trabalho apresentado foi realizado no âmbito do Programa Eco-Escolas, tendo sido executado pelos alunos que frequentam o clube Eco-Torcatinho da Escola Básica do Vale de S. Torcato. Pretendeu-se mobilizar a comunidade educativa para a temática proposta por este desafio “SIM, NO DIA DA MÃE O CORAÇÃO É AMARELO”, procedendo à recolha e separação de embalagens da marca Compal, prática habitual na escola.
Tendo sido apresentado o tema do concurso, e após análise do regulamento, deu-se início ao trabalho. Os alunos tiveram a oportunidade de descobrir e experimentar as possibilidades expressivas do material (embalagens Tetra Pak), verificando a importância da escolha das técnicas (corte, dobragem, união, colagem…) em função da natureza do trabalho a executar.
Para a construção do coração amarelo os alunos selecionaram e aplicaram a técnica de recorte, dobragem e colagem de sacos de plástico, para finalizar decoraram-no com os símbolos FSC e Tetra Pak retirados das embalagens da marca Compal. Para finalizar escolheram o local para expor o Coração Amarelo. Para prestigiar a Mãe Natureza, colocámos o trabalho final em local de destaque, a entrada da escola.

Idade dos alunos:

O trabalho foi realizado por alunos com idades compreendidas entre 10 e 13 anos.