Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Memória descritiva:

Ao ter conhecimento do projeto, lancei o desafio à turma CEM3A, a qual se mostrou muito interessada e motivada, começando logo a recolha e separação dos pacotes da compal, quer em casa/família quer na escola.
Articulei esta atividade com as disciplinas/livro de Estudo de Meio (Missão 6 – “Proteger o ambiente”), Educação Artística e Cidadania e desenvolvimento.
Após exploração e debate sobre o regulamento - “SIM, NO DIA DA MÃE
O CORAÇÃO É AMARELO - PARA QUEM AMA A MÃE NATUREZA!”, onde foram surgindo várias ideias para o “coração”. A turma decidiu construir um “guarda-joias”, reutilizando um coração já existente, trazido por uma aluna. Neste projeto foram utilizados os seguintes materiais: coração base (reutilizado); embalagens de compal; cola; tesoura; fita de antigos embrulhos, (reutilização); cápsulas de café (reutilização); restos de tecido amarelo.
As tarefas foram distribuídas por pequenos grupos: cortar os selos do “Tetra Pak” e pequenos pedaços de fita para forrar os buracos; decalcar, recortar e colar as embalagens da compal e o tecido para fortalecer e embelezar o coração base (reutilizado); amassar as cápsulas de café e construir uma flor, sendo o centro desta com selos “Tetra Pak”; colar a fita à volta do coração e por fim, colar a flor de cápsulas no coração.
O coração servirá para guardar pequenas coisas que se encontrem na escola/recreio – botões, brincos,… e ficará no hall da escola.
A mensagem “Um guarda-joias para as joias mais importantes - a Mãe e a Mãe Natureza”.

Idade dos alunos:

8-9 anos