Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola EB de Santa Luzia de Lagares (Felgueiras)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com o coração Amarelo (opcional):

Memória descritiva:

Mensagem que pretendemos apelar no desafio “No dia da MÃE o coração é amarelo”:
“ Cuidar da MÃE Natureza é… Dar VIDA a todos.”
Memória descritiva:
Desafio “No Dia da Mãe o coração é amarelo”
Inicialmente em Conselho Eco escolas, os seus membros analisaram os projetos a desenvolver no segundo e terceiro período. Alguns dos membros, juntamente com os seus alunos representantes da turma, escolheram os projetos que seriam desenvolvidos por toda a comunidade escolar, mas um pouco mais específico com determinada turma e o professor coordenador do mesmo. A segunda Coordenadora, Educadora Salete Ferreira, que neste ano está também na biblioteca escolar, aceitou o Projeto “No dia da Mãe o coração é amarelo” a ser realizado pelo máximo de participantes da escola que também vão passando na referida biblioteca. Como a Educadora já tinha estudado o regulamento do projeto, de imediato pediu a colaboração de toda a comunidade escolar na recolha de embalagens de sumo Compal Tetra Pak para a construção/elaboração do trabalho. Desta forma, sensibilizamos uma vez mais os alunos e as famílias para a importância da recolha seletiva de resíduos, nomeadamente das embalagens Tetra Pak da COMPAL para este desafio e para que todos os restantes não esquecessem a sua colocação correta no contentor amarelo do Ecoponto. Estimulamos sempre a reciclagem do máximo de materiais a utilizar e a poupança de recursos naturais que consequentemente todos ajudam na preservação e proteção do Meio Ambiente.
Materiais utilizados:
- Diversas embalagens terá Pack da COMPAL de diversos tamanhos (sumos litro, pequenos e polpa de tomate) e suas tampas.
- 1 Cartolina amarela
- Tampa metálica dourada do sumo Compal garrafa
- Cartão das caixas de guardanapos do refeitório
- Uma base dourada de bolo aniversário de uma criança reaproveitada.
- Cola UHU
- Cola quente de pistola
- Tesoura
- alguns cortantes da Sizzix

Recolheram-se ideias com os alunos e iniciámos o desafio com vários alunos elaborando flores em contexto de sala de aula, com criatividade e recortando as mesmas das em balagens tetra pak da Compal, destacando se possível os símbolos ”tetra pak e COMPAL”. A docente responsável pelo projeto com os alunos na biblioteca recortou a base em cartão na medida solicitada, colaram um coração previamente recortado em cartolina amarela pelos alunos, em volta tipo um “Folho” com as embalagens COMPAL, a figura tipo sombra da Mãe grávida numa base dourada dos bolos, delineada, recortada e colada no cartão, aos poucos a colagem conforme os alunos iam elaborando de diversas flores e algumas borboletas. Tudo foi colado com os alunos que elaboraram (tanto do pré escolar como do 1º ciclo) em contexto da biblioteca escolar. No final, pensou-se numa frase chamativa e alusiva tanto à Mãe como ao Eco- Escolas (Natureza, Vida), elaboram-se as letras recorrendo a cortantes da sizzix com as embalagens COMPAL e as crianças do pré-escolar ajudaram a colar.
Tendo como principais objetivos: a originalidade, a criatividade, a imaginação, a máxima reutilização de materiais da COMPAL/Tetra Pack, o cumprimento do regulamento do desafio e o máximo da participação dos alunos e comunidade escolar, resta-nos referir que o trabalho final neste desafio “No Dia da Mãe o coração é amarelo” muito agradou a todos que o realizaram. Foi reforçada a importância de cuidarmos da nossa Mãe tal como a Mãe Natureza pois ambas garantem a vida de todos: não nascemos sem uma Mãe e não teremos continuidade de Vida se não respeitarmos, cuidarmos bem da Mãe Natureza. Com a Reciclagem e reaproveitamento das embalagens tetra pak da Compal os alunos e todos também perceberam o quanto os bons produtos da natureza (frutos) dão bons sumos e nas embalagens o quanto a Compal valoriza a mesma nos materiais que usa nas embalagens.
Os alunos /famílias continuam a reaproveitar materiais para outros desafios e para visualização e agradecimento de toda a comunidade escolar expusemos o trabalho na entrada principal da nossa escola e na nossa página do Facebook.

Idade dos alunos:

Dos 3 anos aos 11 anos (há repetentes no 4º ano).