Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola Básica com Secundária Padre António Morais de Fonseca - Centro Escolar da Saldida (Murtosa)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com o coração Amarelo (opcional):

Memória descritiva:

No âmbito do projeto Eco escolas foi-nos proposta, a participação no desafio “Sim, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo”, que consistia na construção de um coração com embalagens da Tetra Pak da Marca Compal.
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos da turma A4, do 4ºano, com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos, do Centro Escolar da Saldida, com a orientação da professora titular de turma, Catarina Antunes.
O trabalho começou com a sensibilização sobre o tema da reciclagem, sendo esta um papel fundamental na conservação dos recursos naturais, na redução da poluição e na promoção da sustentabilidade.
Estabeleceu-se o diálogo/debate entre os alunos da turma, fomentando a importância e a prática constante da reciclagem. Durante o ano letivo, este tema foi abordado em vários momentos e nas diferentes disciplinas, assim como, também foi abordado o assunto do Dia da Mãe, pela qual, todos temos sentimentos especiais e únicos, pois a nossa mãe é sempre a melhor do mundo! A união destes dois temas foi de extrema importância, pois estimulou a motivação e o interesse no desenvolvimento deste projeto.
Foi feito um apelo para a recolha de embalagens da Compal para execução do trabalho. Na sua maioria, as embalagens recolhidas eram de um litro e de variados sabores, tendo sido selecionadas para o trabalho as embalagens onde predominavam os tons amarelos, cores alegres que chamam a atenção das pessoas.
Seguidamente, realizou-se uma pesquisa no Google de imagens e construções de corações já existentes, fazendo-se pequenos registos, alterações e algumas experiências com as embalagens. Foram propostas soluções.
Começou-se a construção do coração, de acordo com as dimensões estabelecidas no regulamento, tendo sido utilizados materiais como: cartão, cola quente, arame, embalagens e tampas da Compal. Para o Coração central, criou-se uma base de cartão que foi revestida com tiras de embalagem Compal entrelaçadas. Os alunos cortaram corações de dimensões diferentes que foram colados na parte da frente, tirando partido do volume e da cor. Na parte de trás, sobre o entrelaçado foram coladas aleatoriamente tampas da Compal. A moldura também em cartão, foi revestida com tiras de embalagens Compal, cortaram-se tiras mais finas das embalagens e fizeram-se rolinhos que depois se alargaram e colaram em espiral. Também foram coladas algumas tampas e por cima o selo (Tetra Pack – protege o que é bom), criando-se aqui, alguma textura e um efeito visual contrastante. Para produzir algum dinamismo e movimento no trabalho, foi aplicado entre o coração e a moldura um arame permitindo-o rodar. Por fim, colou-se uma tira também de embalagem, fazendo-se uma pega, para se pendurar o coração. Tudo foi colado com cola quente.
Foi um trabalho muito gratificante, trabalhámos no sentido de tornar o coração atrativo, dinâmico e especial, de forma, a celebrar em plenitude o Dia da Mãe.

Idade dos alunos:

9 / 13 anos