Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Caminha)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com o coração Amarelo (opcional):

Memória descritiva:

“Sim, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo”

Materiais:
Embalagens Compal e Tetra Pak, cartão, cola e tesouras.

Metodologias:
Iniciou-se o projeto mostrando aos alunos o tipo de embalagens a procurar tendo em conta os critérios regulamentados no passatempo, sensibilizando-os para as caraterísticas das embalagens Tetra Pak da Marca Compal. Esta pesquisa, no site oficial da “Tetra Pak” facilitou de forma evidente o conhecimento e seleção de embalagens a utilizar tendo-se procedido à recolha das mesmas na comunidade educativa. Após esta amostragem fez-se um diagnóstico no sentido de serem aferidas possibilidades de construção considerando o aspeto visual do coração, as técnicas a utilizar e procedimentos a adotar.
Inspirados no “Coração de Viana”, em filigrana, os alunos depois de observarem as embalagens Compal e Tetra Pak, nas disciplinas de Português, Estudo do Meio, Expressões Artísticas e Cidadania e Desenvolvimento decidiram, em grande grupo, quais as mensagens que o Coração deveria transmitir. Assim, nasceram as mensagens do dia da Mãe e contributo para a sustentabilidade:

“O coração de Mãe ensina a amar e a cuidar.”
“Ama e cuida a Terra, porque o amanhã importa”.
“Aprende a reciclar”.
Seguidamente os alunos a pares, fizeram um desenho criativo sobre esta temática. Posteriormente, a partir de todos os desenhos obtidos, foi elaborada uma compilação de ideias para a elaboração do trabalho final que irá representar a escola neste projeto/desafio.
Para a construção do coração final, recortou-se um cartão com a forma do coração de Viana com motivos amarelos das embalagens da Tetra Pak para servir de base. Cortaram-se várias tiras de embalagens da Tetra Pak da Marca Compal para contornar a base e decorar a mesma, recorrendo a várias técnicas de dobragem. Depois recortaram-se letras das embalagens da Tetra Pak da Marca Compal para formaram frases relacionadas com o dia da Mãe e com o contributo da reciclagem para a sustentabilidade. De seguida foram coladas dentro do “Coração de Viana”.

Intervenientes:
O projeto envolveu os alunos das turmas VA 1ª e VA 1 B (49 alunos) do primeiro ano de escolaridade da EB/S do Vale do Âncora, três professoras, assistentes operacionais, pais/encarregados de educação e o coordenador na escola.

Envolvimento:
Os pais/encarregados de educação colaboraram com a recolha de embalagens da marca Compal.

Origem e significado do Coração de Viana
O “Coração de Viana” é uma joia única de uma extraordinária beleza e uma joia cheia de história e tradição que fez parte das relíquias da maioria das famílias Minhotas e que passou de geração em geração, transportando o legado da beleza, valores e sentimentos, que só uma joia pode passar. O Coração de Viana é o elemento principal de todo o ouro que as mulheres do Minho trazem ao peito.
Esta magnifica joia, foi criada nos finais do século XVIII, quando a Rainha D. Maria I (1734 -1816) que, grata pelo nascimento do seu filho varão, pediu que lhe fosse feito um coração em ouro em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus.
Durante muito tempo, esta joia foi usada como símbolo religioso de dedicação e culto ao Sagrado Coração de Jesus, mas com o tempo, a sua popularidade conotou-a com o amor profano, passando a ser um símbolo de amor romântico.

Motivação para a escolha do “Coração de Viana”
A EBS do Vale do Âncora participou no concurso “Sim, no dia da Mãe o coração é amarelo”, atividade promovida pela Tetra Pak em parceria com a ABAE-Eco-Escolas, para reforçar a mensagem da reciclagem e separação dos resíduos das embalagens no ecoponto amarelo.
A atividade proposta consiste na criação de um coração construído com embalagens Tetra Pak da marca Compal, que transmitisse mensagens inerentes ao dia da Mãe e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade.
Os alunos do 1.º ano de escolaridade abraçaram o projeto inspirando-se no Coração de Viana para celebrar o Dia da Mãe, pois, na antiguidade clássica, o coração representava o centro da vida, da solidariedade, da fraternidade e amor.

Idade dos alunos:

Os alunos têm idades compreendidas entre os seis/sete anos (são do 1.º ano de escolaridade).