Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Memória descritiva:

O desafio Coração Amarelo foi apresentado aos alunos via circuito interno de TV da escola em articulação com os Diretores de Turma do 3º Ciclo do Ensino Básico que apelaram à participação e recolha de embalagens.
Aderiram ao projeto alunos do 8º e 9º anos.
O design, desenho, conceito e respetiva execução foram efetuados no âmbito de um clube de Escola denominado Laboratório de Ideias da Camilo onde são desenvolvidas atividades de diversas áreas, nomeadamente ciência, robótica, cidadania, ambiente, etc.
Na construção do coração foram usadas, apenas, embalagens da Compal.
As pombas que compõem o projeto artístico foram construídas com pasta de papel de jornal e cola branca. Foram forradas com papel branco a simular penas. Os olhos são tampas da Compal. A escultura está apoiada numa cadeira que lhe serve de "pedestal" e suporte.
O trabalho esteve exposto na escola estando, neste momento, na mostra escolar organizada pelo Município de Vila Real.
Foto disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1jxXVCBTzuZyHVmzCCBFvoNL7RuVZtqH1?usp=sharing

Conceito: A escultura representa o coração de mãe como um mosaico, composto por diferentes peças, cada uma representando um filho. Essas peças têm formas, cores e tamanhos diferentes, simbolizando as peculiaridades e características individuais de cada criança, no entanto, apesar das diferenças, todas as peças se unem para formar um todo coeso, representando o amor que a mãe sente por cada um de seus filhos. Esta metáfora destaca a ideia de que o amor materno transcende as diferenças e abraça cada criança de maneira igual e incondicional.

As pombas complementam a criação artística com a ideia de que "Mãe é asa” proteção, segurança dando, simultaneamente, capacidade de voar. Assim como uma asa permite que uma ave alcance alturas e explore novos horizontes, a mãe oferece suporte, incentivo e orientação aos filhos, capacitando-os a enfrentar os desafios da vida.

A pomba é, também, associada à paz e à harmonia. A mãe é aqui comparada a essa paz sugerindo que sua presença traz serenidade e equilíbrio à vida dos seus filhos. Em conjunto, esta representação poética (inspirada no conceito da mãe galinha, aqui transporta para a pomba) retrata a mãe como uma figura que proporciona tanto asas para o crescimento e a liberdade, quanto um ninho para o conforto e a segurança. Ela é a paz que acalma e protege, trazendo equilíbrio e serenidade à vida de seus filhos.

Idade dos alunos:

13-15