Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Fases do trabalho 1: elementos vegetais
Fases do trabalho 2: suporte de embalagens sem pintura
Fases do trabalho 3: suporte de embalagens pintado
Memória descritiva
Nome: Coração Criação
Medidas: 70cmX50cmX30cm
Materiais: Embalagens de plástico, sacos de plástico, tampas de plástico, embalagens Tetra Pak da marca Compal, fita-cola adesiva, cola Termoelétrica, tinta acrílica em spray.
Autor: Alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão
Este trabalho foi desenvolvido por todos os alunos das turmas do 1º, 2º, 3º 4º anos de escolaridade do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão de um modo colaborativo, com a finalidade de participar no desafio proporcionado pela Tetra Pak e marca Compal. Tendo em conta a temática, elaboramos um coração onde a cor predominante foi a cor amarela, alusiva ao eco ponto onde devem ser depositadas as embalagens da tetra pak. Esse coração tem as medidas de 70cm de altura, 50cm de largura e 30 de profundidade, sendo feito com várias embalagens de plástico, como garrafas, garrafões, embalagens de champô, sacos de plástico, tampas, que foram unidas com fita adesiva e com cola termoelétrica. Posteriormente, o coração foi pintado de amarelo com tinta acrílica em spray. Ao mesmo tempo, os alunos das diversas turmas elaboraram, através de recorte e colagem, as folhas e flores que serviram para colar no coração. Foram usadas mais de cem flores, tendo cada aluno feito pelo menos uma flor e várias folhas da ramagem.
O coração foi pintado de amarelo, como solicitado no regulamento, e serviu de suporte à aplicação dos elementos vegetais. A mensagem que quisemos passar é de que, assim como a mãe cuida dos seus filhos, e os gera, estando nesse período de gestação em mudança e transformação para dar continuidade à vida, também a reciclagem transforma o lixo em algo novo e ajuda a não poluir tanto a natureza. No trabalho, os elementos vegetais simbolizam esta mensagem de continuidade da natureza, a beleza de ser mãe e o carinho dado pela mãe está representado nas “gavinhas”.
6 aos 10 anos