Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
O trabalho que se apresenta, teve como mote, o desafio lançado pelo Eco-Escolas: Coração Amarelo, projeto este que foi desenvolvido na semana anterior ao Dia da Mãe. Este projeto foi desenvolvido por uma turma do 2.º Ciclo - 5.º ano de escolaridade.
Numa fase inicial, começou-se por fazer um apelo a todos os alunos da escola, para que se desse inicio à recolha de embalagens da Tetra Park da marca Compal. Após algumas semanas, todas as embalagens foram recolhidas e higienizadas pelos alunos responsáveis pelo desenvolvimento do Coração Amarelo. Em seguida, realizou-se a estrutura tridimensional do coração, em arame reaproveitado e rede plástica. No seu interior, é possível encontrar ainda desperdícios de esferovite, que permitiram conferir ao Coração uma forma tridimensional.
Posteriormente, cada aluno pintou de amarelo uma embalagem e nela redigiu uma frase curta, dirigida à sua mãe/mãe natureza, apelando à reciclagem e sua preservação, criando assim uma analogia entre o afeto que sentem pelas suas mães e pelo planeta em que habitamos. Através do recorte e colagem, de cada uma das embalagens, foi possível construir um todo, que não é nada mais, nada menos, do que a união emocional individual, de cada aluno, em função de um só Coração, um só sentimento – o amor e a preocupação pelo nosso planeta.
Podem observar-se várias frases, redigidas em preto, para que se destaquem nos tons amarelos do coração, bem como, alguns desenhos ilustrativos. Pode ler-se: “Cuida bem do mundo, como cuidas da tua mãe!”; “Gosto tanto de ti, como de reciclar!”; “A mãe natureza também pode ser nossa mãe, se reciclar-mos!”; “És tão boa, como reciclar!”; “És tão importante, como reciclar…”; “O amor de mãe é como o do planeta!”; “Amar o mundo, é como amar a tua mãe”; “Eu adoro reciclar, como adoro a minha mãe!” e, ainda, “A prendi a reciclar contigo, como aprendi a Amar!”. Observam-se, ainda, alguns detalhes em lã, amarela, que dão ao coração a leveza e ingenuidade do que são as emoções das crianças. Lã essa, envolta em tampas e capsulas de café, camaleónicas.
Alunos com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos (5.ºAno)