Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Após a lavagem e secagem procedeu-se ao corte das embalagens em tiras. Estas foram entrelaçadas para a conceção de corações a 3D.
Fixação das tiras com agrafos para a conceção de um coração a 3D
Aspeto final de um dos corações que foram agrupados numa estrutura composta por rolos de 1 metro e 40 centímetros de altura por 1 metro e 50 centímetros de largura, na qual foi desenhado um coração colorido de amarelo.
Pormenor do selo da Tetra Pak no coração a 3D
Pormenor do distintivo da Tetra Pak no coração rendilhado.
O desafio foi lançado, desta vez aos alunos do 6º ano de escolaridade, associando-se ao concurso “Coração Amarelo” as aprendizagens da disciplina de Educação Tecnológica.
Todos pesquisaram como fazer um coração com uma estrutura tridimensional e visível, que fosse ao encontro deste desafio.
Surgiram respostas muito diversificadas e interessantes e após a seleção do trabalho a executar, os alunos recolheram e transformaram em tiras as embalagens tetra pack da Compal, que delicadamente teceram dando-lhe o volume e forma de um coração “rendilhado”.
Os inúmeros corações formaram uma instalação, no átrio da escola, de um coração gigante, que tem como suporte (1.40mx1.50m) tubos reutilizados de cartão.
Cada coração representa o amor que os nossos alunos têm pelas suas mães e simboliza ainda o amor que temos pela mãe Natureza, devendo protege-la separando o lixo, reutilizando-o, também, para fins criativos.
Os corações têm os símbolos da tetra pack e da FSC® (esta última a certificação que permite saber que a madeira utilizada no fabrico do cartão das embalagens da Tetra Pak é de florestas geridas de forma responsável do ponto de vista económico, social e ambiental). Em suma, a sustentabilidade deve ser assumida, cada vez mais, por todos os habitantes do planeta sendo fundamental a participação das escolas neste concurso.
Todos temos de explorar os recursos de forma sustentável, para que a nossa geração e as gerações vindouras tenham também acesso aos mesmos recursos. Promover, participar ou implementar uma economia circular é um passo fundamental, daí a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar.
11 e 12 anos