Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Introdução
No âmbito do desafio lançado pela Eco-Escola, em parceria com a Tetra Pack e a Compal, foi proposto aos alunos do 1º ano do Curso de Educação e Formação de Assistente Familiar e Apoio à Comunidade da Escola Profissional Gustave Eiffel, polo do Lumiar, a construção de um coração original de cor predominantemente amarela, utilizando embalagens Tetra Pack da Compal, com o selo FSC.
O trabalho em questão tem como propósito a reutilização de embalagens da marca Compal transformando-as em coração, representando o amor de cada um pela Mãe e da Mãe por cada um!
Ideia de pesquisa
Em primeiro plano foram definidas as bases e suporte dos corações, ficando definida a utilização de K-line de 50cmx50cm.
Como segundo plano, os alunos definiram que as ideias associadas à Mãe é o amor, pelo que as embalagens seriam recortadas em forma de coração, por cada um dos alunos.
Em terceiro plano, e uma vez que o símbolo Tetra Pack tem uma mensagem associada à sua ideia de amor e Mãe, decidiram, também aproveitar estes símbolos para enriquecer o seu trabalho. Desta forma, todos os pormenores da embalagem foram aproveitados para o resultado final.
Execução
Com a ideia finalização, os alunos recortaram, cada um as embalagens em forma de coração, aproveitando as cores amarelas das frutas da embalagem da Compal e o símbolo FSC e Tetra Pack.
De seguida, com os corações de cada aluno e o símbolo Tetra Pack recortados, começaram a ser colados, um a um, por forma a preencher todo o espaço do K-line, com os respetivos corações e símbolos.
Por fim, os espaços restantes entre os corações individuais, foram preenchidos com a cor amarela e o símbolo da Tetra Pack.
Conclusão
Em suma, este trabalho permitiu aos alunos reutilizar a embalagem da Compal, tomando atenção aos pormenores dos símbolos da Tetra Pack e da FSC, assim como, a cor predominante em todas as embalagens com o objetivo de colocarem um pouco de si e de todos para o resultado final.
Os alunos desenvolveram competências sociais e pessoais de partilha e trabalho de grupo no desenvolvimento da ideia e na execução do trabalho.
PESQUISA E ELABORAÇÃO: Alunos do 1º ano do Curso de Educação e Formação de Assistente Familiar e Apoio à Comunidade – Turma 35186
DISCIPLINA ENVOLVIDA: Apoio à Comunidade
Entre os 15 e os 17 anos