Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (Funchal)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com o coração Amarelo (opcional):

Memória descritiva:

As turmas da Escola Profissional Francisco Fernandes foram desafiadas a desenvolver um projeto no âmbito deste concurso. O júri selecionou o projeto da turma NS49 do Curso de Formação e Educação de Adultos, composta por 7 alunos. De referir que muitos alunos de outras turmas colaboraram na recolha de embalagens para a construção do coração.

É de salientar que não houve custos, uma vez que todos os materiais usados foram reaproveitamentos de desperdícios trazidos pelos alunos, por exemplo: embalagens Tetra Pak da Compal, caixas de cartão, restos de laços e cordões de cortinas velhas, ferro de uma sapateira estragada. Será pertinente enfatizar o facto de que foram utilizados materiais ecológicos, ou seja, amigos do ambiente, sendo que para a pintura de amarelo foi utilizou-se açafrão e para dar consistência e forma ao coração foram usados gesso e cartão.

A turma, desde o início, revelou um magnífico espírito de equipa na metodologia ativa de aprendizagem por projetos. Todas as etapas do projeto foram desenvolvidas pelos alunos, desde o tema escolhido, como os materiais usados e as tarefas de cada um.

A escolha do Coração de Viana - símbolo tradicional português - prende-se com o facto de representar o Amor Universal, o Amor pela Natureza. Uma característica interessante deste coração é que mais de 50% é ar, havendo poupança criativa dos recursos naturais (o ouro) utilizados nesta arte .

Depois de diversos brainstormings, a frase escolhida inerente ao Dia da Mãe e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade foi " Mãe é um laço para a Vida, fonte sustentável de Amor. Através da Educação ensina Amar e Proteger o Ambiente." Porém, o coração está repleto de mensagens implícitas, recortadas das embalagens Tetra Pak da Compal, tais como: "Embalagens amigas".

Idade dos alunos:

21, 22, 25, 44, 46, 54, 55