Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Centro Escolar de Alcanede (Santarém)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com o coração Amarelo (opcional):

Memória descritiva:

Estabelecimento de Ensino - Pré-escolar, Sala Amarela do Centro Escolar de Alcanede, do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, Alcanede, Santarém;

Intervenientes - 21 crianças (6 crianças de 5 anos; 6 crianças de 4 anos e 9 crianças de 3 anos), a Educadora de Infância Clara Correia e a Assistente Operacional, Albertina Madeira;

Materiais utilizados – cartolinas amarelas, embalagens de sumo “COMPAL”, cola, fita-cola, canetas de feltro e batom;

Metodologia – O Centro Escolar de Alcanede é uma eco – escola há 13 anos e as crianças já têm incutidos hábitos de preservação e proteção da natureza, de reciclagem diária de materiais, de elaboração de trabalhos/presentes com recurso a materiais de desperdício, de recolha de lixo nas ruas, entre outras atividades.
Dando continuidade aos trabalhos realizados sobre o Dia da Mãe, as crianças fizeram rimas (em grande grupo) dedicadas às mães. Surgiu então a ideia de fazer um livro em forma de coração, com as rimas criadas e com ele participar neste concurso.
Como seriam precisos bastantes pacotes de sumo COMPAL solicitámos a colaboração das famílias, dos funcionários do bar da escola sede do nosso Agrupamento e da restante comunidade escolar a fim de nos guardarem as referidas embalagens vazias.
Após a recolha, as crianças lavaram os pacotes e os adultos recortaram os selos da Tetra Pak bem como outras partes das embalagens, como as imagens das frutas, a marca, …
Foram então desenhadas as páginas do livro em forma de coração e nelas, as crianças de 4 e 5 anos, copiaram as rimas dedicadas às mães. Depois colaram os recortes das embalagens do sumo no rebordo de cada página. Fizeram algumas ilustrações (passarinho, planeta Terra e coração) sendo que uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo (que faz parte do grupo), também participou tendo “carimbado” beijinhos com os lábios pintados com batom. Terminada a colagem e a ilustração, os adultos colaram e plastificaram as páginas do livro, para que o mesmo pudesse ter mais durabilidade e ser utilizado na biblioteca da nossa sala.

Estas são as rimas que se encontram no livro “MÃE”

Mãe é amor,
Mãe é carinho,
Mãe é calor,
Mãe é beijinho.

Mãe é natureza
da flor ao passarinho...
Mãe é tristeza
se lhe estragam o ninho!

Mãe é fruta docinha
como não há outra igual!
- Mãe, vai à cozinha
e traz-me um COMPAL!

Mãe, reciclar é o caminho:
aproveitar e reduzir…
quero chegar a velhinho
e ver o planeta sorrir!

Idade dos alunos:

6 crianças de 5 anos; 6 crianças de 4 anos e 9 crianças de 3 anos. Total - 21 crianças.