Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola EB1/JI Quinta da Alegria (Loures)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com o coração Amarelo (opcional):

Memória descritiva:

Todas as pessoas desenvolvem laços afetivos. É também na escola onde as criança constroem laços. É o sentido maternal que os adultos desta escola, Docentes, Assistentes Operacionais e Monitores de Associação de Pais, colocam permanentemente ao dispor das crianças. Todos os dias abrem o coração e deixam entrar sentimentos, sensações, preocupações, medos, relações e emoções. Ao olhar de cada criança, cada gesto e cada abraço tem valor…
Foi a partir desta disponibilidade e sensibilidade que partiu a ideia de criar um Coração que acolhesse as mensagens mais reservadas, os sentimentos inseguros ou os medos…
As crianças responderam ao desafio e colaboraram na angariação de embalagens da Compal. O coração foi construído com voluntário de várias turmas em momento de lazer, no tempo de recreio. Na construção do Coração Amarelo foram usados os seguintes materiais: embalagens da Compal, cola quente, cola branca, papel de cozinha, tinta amarela, pinceis e cordão amarelo. No final juntamo-nos no polivalente, local onde foi colocado o Coração. As “cápsulas” abertas significa que não terão mensagens, as cápsulas fechadas terão já mensagem dos alunos. Estas mensagens serão lidas pela coordenadora de escola e acompanhadas pelos docentes conforme o que nelas estiver exposto.
O coração e as “Cápsulas das Emoções” está exposto na escola, na porta da Coordenação. As crianças podem depositar nele as mensagens que entenderem pertinentes e significativas, sejam pessoais ou da vida escolar. As mensagens são retiradas das “Cápsulas” com uma pinça. Pretende-se dar resposta às suas inquietações.
Esta comunidade escolar acredita que quando o afeto está presente, há vontade de crescer e aprender!

Idade dos alunos:

Alunos dos 3 anos aos 10 anos