Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Academia Ramos Pinto (Gondomar)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com o coração Amarelo (opcional):

Memória descritiva:

As árvores, os rios, o mar, as aves do céu, enfim, toda a natureza traz em si a beleza e o equilíbrio, que naturalmente se relacionam e se completam. Assim também somos nós humanos, que nascemos com todo o potencial construtivo e com a beleza, necessária para cuidar da Mãe Natureza. A nossa casa (a Terra), está intrinsecamente ligada às Mães. Ambas são capazes de gerar nova vida, de se regenerarem e ensinarem uma mão cheia de coisas a quem acabou de nascer. E no que toca a tomar decisões sustentáveis, que de cuidar do ambiente, as nossas mães tem a magnifica capacidade de criar e reinventar, apelando desta forma à reutilização e reciclagem. Acima de tudo, não nos devemos esquecer nunca de que esse papel reside em todos nós, pois da mesma forma que queremos cuidar das nossas Mães, para que nunca lhes falte nada, também temos de cuidar da Mãe Terra.
Assim, no âmbito do projeto Eco-Escolas, a Academia Ramos Pinto, criou o seu coração a partir de embalagens de cartão da Tetra Pak para a marca Compal, tendo como mote o “Dia da Mãe”. A Academia, ao apoiar esta iniciativa, pretendeu estimular uma aprendizagem criativa, lúdica e pedagógica junto das nossas crianças na promoção de hábitos e práticas sustentáveis.
Os miúdos, os graúdos e a sustentabilidade, andaram lado a lado durante este movimento de consciência, de amor pelo nosso planeta, pela humanidade e pela vida.
Na construção do nosso coração utilizámos embalagens da Compal de 1L, 330 mL e 200 mL, as embalagens de 1L foram aproveitadas para fazer a estrutura em 3D e preenchemos o seu interior com as restantes embalagens, as crianças da sala selecionaram as embalagens onde predominava a cor amarela (embalagens de sumo de laranja e manga).
A palavra mãe foi feita com caixas de ovos e pintada com tinta amarela. Para decorar o coração, fizemos um segundo coração e flores com material reutilizável (cartão, corda e garrafas de plástico). Para salientar o símbolo da Tetra Pack utilizámos uma flor feita de garrafa de plástico sem tampa, que só os mais perspicazes conseguirão encontrar.

Idade dos alunos:

4 e 5 anos