Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
O primeiro passo da construção do coração consistiu no recorte de uma parte de uma caixa de cartão reutilizada em forma de coração e pintura da mesma com tinta amarela através da utilização de pincéis.
O segundo passo consistiu no recorte de embalagens da Compal com formas diversas: corações, flores, entre outros.
O terceiro e último passo da construção do coração consistiu na colagem, com cola UHU, das formas recortadas das embalagens da Compal e de tampas destas embalagens no coração que tinha sido pintado de amarelo (feito de a partir de uma caixa de cartão).
Detalhe do coração onde é visível uma embalagem da Compal recortada em forma de coração.
Detalhe do coração onde é visível o selo da Tetra Pak.
Para a elaboração do coração amarelo foram utilizados os seguintes recursos: diversas embalagens da Compal (de diversos tamanhos e formatos), tampas das embalagens da Compal, cartão reutilizado, tinta amarela e cola.
Para a construção do coração foi desenhado e recortado, a partir de uma caixa de cartão reutilizada, um coração com cerca de 50 cm de altura e 50 cm de largura, o qual foi pintado com tinta amarela, através do recurso a pincéis, pelas crianças do pré-escolar. Posteriormente, com as embalagens da Compal trazidas pelas famílias das crianças do CSSJP, recortaram-se as mesmas, sendo que se desenharam, em algumas, formas como corações, flores, entre outras, as quais as crianças do pré-escolar recortaram. As diversas formas recortadas das embalagens da Compal foram, por fim, coladas no coração amarelo com cola UHU. Também se colaram algumas tampas das embalagens da Compal. Deste modo, obtivemos o coração amarelo com as embalagens da Compal e o símbolo Tetra Pak, com a cor predominante amarela.
Os intervenientes na elaboração do coração foram as famílias das crianças da creche (60 famílias) e do pré-escolar (72 famílias), às quais foram solicitadas as embalagens da Compal. A construção do coração foi efetuada pelas crianças do pré-escolar do CSSJP (72 crianças), com alguma (pouca) colaboração dos adultos.
3 a 6 anos