Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
1_Reinterpretação do da imagem da Terra e forma base em Coração do projeto
3- Construção de seres vivos com embalagens da Compal
4- Conjugação de planeta Terra com os três meios e seres vivos- flores, peixes e borboletas. Colocação de barquinho na água
SIM, NO DIA DA MÃE O CORAÇÃO É AMARELO
O projeto da turma 6º I partiu da ideia de um “Coração Amarelo” como símbolo da Mãe Natureza e importância da sua preservação. O projeto apresenta a altura máxima de 48 cm e a largura máxima de 50 cm.
O projeto passou por várias fases. Primeiro foi recolhido o material necessário para a sua construção: cartão reaproveitado de embalagens de papel de impressão e de produtos do supermercado, cola líquida, cola quente, cartolina amarela, plástico com bolhas, lápis, papel vegetal, tesouras, caixas de ovos de cor amarela, folha A3 com impressão do contorno de um coração escolhido e embalagens de sumos da “Compal” de pêssego, vital manga-laranja e pera. De seguida passou-se ao processo de conceção.
Para a elaboração do projeto criaram-se grupos de alunos na turma para a criação e construção das diferentes partes do trabalho. A docente orientou este processo. A base do trabalho escolhida é uma grande forma de um coração em cartão forrado com cartolina amarela, cor dominante do projeto. A criação do projeto começou com uma imagem do planeta terra presente numa embalagem de cartão de papel de impressão utilizado na escola. Sabíamos que queríamos como elemento central esta imagem e tínhamos de a reinterpretar. O grupo então de duas alunas decalcou os contornos dos continentes e passou-os para o material das embalagens dos sumos da “Compal”, utilizando a parte prateada. Assim os continentes passaram a ser definidos com mancha prateada. Depois, a partir da parte amarela dos frutos das embalagens (pêssegos dos sumos pequenos da “Compal”) desenharam pequenos corações amarelos e foram colocados entre os continentes. Desta forma reforçou-se a ideia de amor que devemos ter pela nossa Terra, mãe das mães, e evocou-se a importância da ideia da reciclagem com a cor destes corações e a sua importância na preservação deste amor.
Também a reforçar o papel da “Compal” nesta missão queríamos que aparecessem os símbolos da “Tetra Pak protege o que é bom” ao pé do planeta Terra. Mas, no início não sabíamos ainda bem como colocá-los.
À volta da Terra os restantes grupos realizaram os meios terrestre, aquático e aéreo e seus seres vivos. Com base na forma do coração com diferentes tamanhos construíram-se os animais e plantas. forma de coração e colocou-o adjacente ao planeta Terra para que simbolizasse uma ilha. Nele “plantou” fores com pétalas em forma de coração para realçar a beleza e o cuidado que se deve ter em sempre presentear o amor da Mãe Natureza. Por cima deste grande “coração amarelo” as flores continuam a proliferar em outra parte da mesma caixa de ovos. Nesta parte do trabalho, o grupo apercebeu-se de que os símbolos “Tetra Pak protege o que é bom” ficariam bem aplicados na parte das reentrâncias da caixa de ovos perto do globo terrestre. Assim, esteticamente estariam destacados no projeto e também passavam bem a mensagem pretendida perto da figura central que é o nosso planeta.
Por cima deste grande “coração amarelo” as flores continuam a proliferar em outra parte da mesma caixa de ovos e as borboletas preenchem a espessura deste coração simbolizando a infinitude e beleza do nosso planeta. Para tal colocou-se outra parte de uma caixa de ovos com flores a simbolizar também o meio terrestre. Nesta altura, o grupo apercebeu-se de que os símbolos “Tetra pak protege o que é bom” ficariam bem aplicados nas reentrâncias da caixa de ovos perto do nosso planeta. Assim, esteticamente estariam destacados no projeto e também passavam bem a mensagem perto da figura central que é o nosso planeta.
À volta do meio terreste e a invadir o coração grande amarelo foi desenvolvido o meio aquático com plástico transparente com bolhas a simbolizar a importância do oxigénio e realçar o amarelo na água, de forma a realçar a ideia da reciclagem. Os alunos, com corações de diferentes tamanhos construíram os peixes. Os peixes foram colocados em diferentes posições para demonstrar que são livres, saudáveis e felizes. Ainda sobre a água, construiu-se um “barquinho com uma reentrância da caixa de ovos e colocou-se uma vela com o “Símbolo da Tetra Pak”.
O meio aéreo associa-se à cor plana amarela do grande coração. Nas margens do meio aquático demarcado com símbolos dos sumos da “Compal”, aparece este meio associado às borboletas construídas a partir de corações com material das embalagens dos sumos. Algumas invadem o meio terreste e sobrevoam o meio aquático. Por cima deste grande “coração amarelo”, além de do meio terrestre está também presente o meio aéreo contemplado com borboletas que também sobrevoam os restantes os meios. Estes seres voadores e bonitos reforçam a ideia de infinitude e beleza do nosso planeta.
Um lado da espessura do coração tem o fundo amarelo a simbolizar o meio aéreo onde voam as borboletas e outro lado da espessura foi coberto com embalagens de sumo pequenas de “vital manga - laranja da Compal. Este lado coberto com as embalagens foi concretizado em jeito de dar mais cores ao projeto relacionadas com a natureza e, claro, que também para passar a mesma ideia que a “Compal” tem com a apresentação estética destas embalagens relacionada com o apelo à proteção do nosso meio natural.
Em cima do grande “Coração Amarelo” aparece uma grande borboleta feita com embalagens de sumo e cartolina com um texto em forma de coração que sintetiza o que se quis transmitir com a estética do nosso projeto. A citar:
Mãe das mães é a Natureza
É vital
Preservar esta beleza
Bebe “Compal”
Tu consegues de certeza!
6º I
EB Febo Moniz – AE Almeirim
12 anos