Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Pintura da base do coração.
Recorte das flores com a sizzix
Colagem das flores à volta pintadas de amarelo
Para realizarmos este projeto começamos por apresentar através da página da Eco Escolas, os objetivos e a descrição da atividade. A ideia de realizarmos o coração com flores surgiu a partir de uma pequena quadra que fala da mãe como a mais bela flor do nosso jardim. Refletimos sobre o tema da sustentabilidade e da sua importância para cuidarmos do nosso planeta. Assim, chegamos à conclusão que ao cuidarmos do meio ambiente estamos a cuidar da mãe natureza e consequentemente da nossa saúde.
Elaboração do coração:
1º- Para a elaboração do coração solicitámos aos pais e encarregados de educação que nos trouxessem embalagens de sumo compal onde a cor predominante fosse o amarelo.
2º- Para a base do coração, reciclamos cartão canelado, onde a educadora desenhou e recortou um coração.
3º- As crianças pintaram o coração com tinta amarela.
4º- Utilizamos a sizzix, um cortante com a forma de flor e as embalagens da Marca Compal da Tetra Pak, Este trabalho foi realizado com ajuda do adulto mas contamos com o envolvimento das crianças da instituição.
5º- Pintamos algumas das flores com tinta amarela em spray para ficarem mais brilhantes.
6º- Com a ajuda da educadora, colamos as flores pintadas à volta do coração e no meio foram utilizadas flores da marca compal cuja a cor predominante foi o amarelo (compal de banana, limão, manga, pera...)
- No fim, colamos as flores com algumas quadras sobre o dia da Mãe e a importância da reciclagem para a sustentabilidade.
Material usado.
Embalagens da marca compal (grandes e pequenas); cola quente e cola UHU, tintas (água e de spray), sizzix, cortante com forma de flor; cartão canelado e tesoura.
3,4,5 anos