Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Alunos do 1.º CEB a cortar as embalagens da Compal, já pintadas, em pedaços pequenos.
Crianças do Pré-escolar a rasgar o jornal.
Revestir o cartão com jornal e cola branca e colar caracóis de papel, para o cabelo.
Vista da marca da Compal e do respetivo selo da Tetra Pak.
Imagem dos detalhes do cabelo, caracóis de papel com flores do nosso pátio.
Esta proposta de atividade desenrolou-se com as crianças do Pré-Escolar e do 1.ºCEB.
Para a recolha de embalagens da Compal e de forma a envolver a participação das famílias e da comunidade neste projeto, foi enviado um comunicado no dia 3 de abril, através da plataforma ChildDiary, a solicitar essas embalagens. Neste comunicado foram incorporados alguns objetivos das ODS, mais especificamente “Combate às alterações climáticas”, “Vida sobre a Terra”, “Educação de Qualidade” e “Consumo e produção responsável”.
Já com as embalagens recolhidas, foi desenhado e planificado o trabalho a desenvolver. O trabalho foi repartido pelas diferentes valências, sendo que os alunos do 1.º CEB pintaram as embalagens da Compal de amarelo e recortaram em pequenos pedaços. Já as crianças do Pré-Escolar revestiram a base de cartão com cola branca e jornal, depois construiu-se um coração com os pedacinhos das embalagens cortadas e enrolaram pequenos pedaços de papel amarelo, para o cabelo. Foram ainda colocadas algumas flores, que as crianças foram apanhar, pelo cabelo da nossa composição.
Foi feita apenas uma grande composição que foi colocada no hall de entrada na nossa escola, como forma de acolher e receber as mães das nossas crianças para as atividades planeadas para a comemoração do Dia da Mãe.
3 aos 10 anos