Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola EB1/JI de São Marcos n.º 1 (Sintra)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com o coração Amarelo (opcional):

Memória descritiva:

Ecoponto “Coração da Mãe”
Lançado o desafio para o projeto “SIM, NO DIA DA MÃE O CORAÇÃO É AMARELO”, as turmas do 3.º C e do 3.º D, da Escola Básica 1 de São Marcos N. º1, resolveram aceitar o desafio e por mãos à obra.
Os alunos incentivaram as famílias a continuarem a reciclagem de embalagens, colocando-as no ecoponto amarelo, mas selecionando as embalagens da Tetra Pak da Marca Compal, para trazerem para a escola. Depois de recolhido material suficiente, promoveu-se, junto das duas turmas uma discussão entre todos para recolha de ideias. Como já era hábito separar e reciclar tampas nestas salas de aula (utilizadas para contribuir em projetos dentro da comunidade educativa de recolha de tampas e/ou diferentes trabalhos escolares), surgiu a ideia de construir um “ecoponto diferente”, para depósito das tampas, que os alunos já trazem regularmente para a escola. Além disso, nada melhor do que associar este “novo ecoponto”, a um coração de Mãe, símbolo de amor, entreajuda, disponibilidade e solução para quase tudo.
Mãos à obra… com as embalagens da Tetra Pak/Compal, tesouras, cola e muita imaginação, criamos pequenos coraçõezinhos, para sobrepor num coração maior, que é o coração grande de todas as Mães e também o coração da Mãe Natureza. No meio destes dois corações, a vontade de construir um mundo melhor, surgindo, duma simples caixa de cereais forrada de amarelo (restos de sacos de lixo), o depósito de tampas, do nosso Ecoponto “Coração de Mãe”. Para ficar ainda mais bonito, e porque achamos que as Mães merecem tudo, construiu-se um chapéu com tampinhas amarelas e laranja e duas pequenas flores em algodão.
Para finalizar, foi colocada uma alça (restos de saco amarelo com tampinhas verdes, alusivas à proteção da Natureza), para que o nosso “Ecoponto “Coração de Mãe”, fique pendurado à entrada da escola, acessível à colocação de tampas por parte de todos os alunos e famílias.
Os representantes das duas turmas ficarão encarregues de passar por todas as outras, para fazer a apresentação deste coração e da sua função, apelando à reciclagem/separação do lixo e recolha de tampas na escola e em cada casa.

Idade dos alunos:

Entre os 8 e os 10 anos.