Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Trabalho de pesquisa/recolha da figura do "coração" interpretada pelos vários artistas plásticos, representativos dos diferentes movimentos artísticos.
A turma. Reinterpretação de obras de arte e criação dos corações individuais, a partir das embalagens Compal
Realização do coração amarelo (base do trabalho e da mala/sacola para as compras), com tiras de plástico reutilizável. Aplicação da técnica da tapeçaria.
O trabalho foi realizado segundo o método de resolução de problemas, passando por diferentes fases, desde a conceção até à execução, a saber: 1ª. Apresentação da situação-problema, do projeto, regulamento e finalidades do mesmo; 2ª. Brainstorming; 3ª. Recolha de embalagens Compal em casa e na escola (parceria com o bar escolar e a equipa Eco- Escolas); 4ª. Preparação (limpeza e corte) e análise das embalagens/ rótulos (na disciplina de Educação Tecnológica); 5ª. Trabalho de pesquisa/recolha de figuras de "corações" produzidas por diferentes artistas plásticos e realização de pequenos cartões (nas disciplinas de TIC e Educação Visual); 6ª. "Jogo do saco"- atribuição dos cartões; 7ª. Reinterpretação das obras de arte ("corações"), utilizando os pacotes de sumo da Compal. Aplicação de diferentes técnicas e reaproveitamento de outros materiais na execução dos corações individuais, privilegiando a cor amarela. Inclusão de mensagens implícitas e explícitas referentes aos "afetos de Mãe" e à "Mãe Natureza"; 8ª. Realização do coração amarelo (trabalho de grupo), com tiras de plástico reutilizável e uma rede plástica proveniente de uma "armadilha de pesca" recolhida na Praia dos Pescadores, em Albufeira; 9ª. Execução da mala/sacola para as compras com o coração amarelo e plástico reutilizável; 10ª. Ensaio e colagem dos corações individuais no coração amarelo (frente) e no lado posterior da sacola; 11.ª Desenho, recorte e colagem da palavra "Recicle", feita de uma embalagem Compal e 12.ª Avaliação/balanço final do projeto.
A turma pretendeu, assim, criar um produto final sustentável, prático/funcional e não só meramente estético, que apele à separação, reciclagem e reutilização de embalagens, demonstrando simultaneamente as infinitas potencialidades técnicas e expressivas dos resíduos sólidos urbanos.
Por fim, há a salientar que foram utilizadas 24 embalagens Compal (22 de 200 ml e 2 de 1 l).
12 anos