Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Instituto Educativo do Juncal (Porto de Mós)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com o coração Amarelo (opcional):

Memória descritiva:

O projeto foi desenvolvido com muito entusiasmo e dedicação pelos alunos do IEJ, um projeto feito com amor, um projeto solidário, um projeto que define a nossa escola e nosso projeto educativo, com alunos-cidadãos criativos, ecológicos e solidários. O projeto desenvolveu-se ao longo de três meses, com as seguintes etapas:
1.ªetapa: reunião entre os elementos da Academia de Artes, Núcleo de Ciência e Clube de Solidariedade do IEJ e a FABLAB de Porto de Mós com o objetivo de constituir um projeto transdisciplinar;
2.ªetapa: recolha e preparação de matéria prima para o projeto: embalagens tetrapak da Compal e tampas amarelas; reutilização de rede de outros projetos escolares;
3.ªetapa: construção do tecido com as embalagens abertas de tetrapak, com recurso a uma máquina de costura;
4.ªetapa: reciclagem de algumas tampas amarelas para elaboração da tampa do projeto coração, que envolveu a trituração, a fusão e a modelagem; após moldagem os vários componentes foram cortados e montados, alguns componentes foram ainda realizados com recurso a impressora 3D (parafuso); esta etapa decorreu no parceiro deste projeto FABLAB;
5.ªetapa: montagem de todos os componentes e definição da forma de acordo com o regulamento;
6.ªetapa: apresentação do projeto à comunidade e em exposição no átrio da escola;
7.ªetapa: enchimento do coração com tampas solidárias pelos alunos do 6.ºano (responsáveis pela recolha de tampas numa fase inicial).
O projeto mantém-se em exposição e funcionamento no átrio escolar. As tampas recolhidas serão encaminhadas para campanhas de solidariedade.
Todas as etapas encontram-se bem documentadas com a intervenção ativa dos alunos na construção do projeto. Algumas fotografias encontram-se anexas a estas memória descritiva.

Idade dos alunos:

10 aos 13