Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
No âmbito do projeto Eco escolas foi-nos proposta, a participação no desafio “Sim, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo”, que consistia na construção de um coração com embalagens da Tetra Pak da Marca Compal.
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do Clube de Artes e Ideias, com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos, da Escola EB 2/3 de Arganil, com a orientação da professora/ coordenadora do Eco-Escola, Alexandra Grilo
O trabalho começou com a sensibilização sobre o tema da reciclagem, sendo esta um papel fundamental na conservação dos recursos naturais, na redução da poluição e na promoção da sustentabilidade.
Estabeleceu-se o diálogo/debate entre os alunos da grupo, fomentando a importância e a prática constante da reciclagem. Durante o ano letivo, este tema foi abordado em vários momentos e nas diferentes disciplinas, assim como, também foi abordado o assunto do Dia da Mãe, pela qual, todos temos sentimentos especiais e únicos, pois a nossa mãe é sempre a melhor do mundo! A união destes dois temas foi de extrema importância, pois estimulou a motivação e o interesse no desenvolvimento deste projeto.
Foi feito um apelo para a recolha de embalagens da Compal para execução do trabalho. Na sua maioria, as embalagens recolhidas, na escola, eram 330ml de variados sabores, tendo sido selecionadas para o trabalho as embalagens onde predominavam os tons amarelos, cores alegres que chamam a atenção das pessoas.
Seguidamente, realizou-se uma pesquisa no Google de imagens e construções de corações já existentes, fazendo-se pequenos registos, alterações e algumas experiências com as embalagens. Foram propostas soluções.
Começou-se a construção do coração, de acordo com as dimensões estabelecidas no regulamento, tendo sido utilizados materiais como: cartão maquete, cola quente, embalagens e tampas da Compal. Para o Coração central, criou-se uma base de cartão maquete que foi revestida com tiras de embalagem Compal. Desta base foi retirado da parte interior outro coração. Nesse coração mais pequeno, os alunos cortaram flores que foram coladas na parte da frente, tirando partido do volume e da cor. Nesse coração na parte da frente também foram coladas em forma de coração tampas da Compal. Desta forma em vez de 1 coração temos 3 corações para homenagear esse grande ser que é a nossa MÂE.
10-11 anos.