Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Corte das tiras, dobragem em leque e respetiva colagem das mesmas.
Esboço da pintura final do coração.
Pintura da face 1 do coração.
MEMÓRIA DESCRITIVA;
Este trabalho submetido ao concurso, foi realizado pelos alunos da Escola EB1 Vera Cruz de Aveiro,dos diferentes anos do 1º ciclo, a ideia do trabalho final, nomeadamente, a sua composição e os materiais a utilizar, foi resultado de discussão de ideias entre os alunos, professora e mãe que se voluntariou para ajudar na execução deste trabalho, tendo inclusive os alunos feito alguns desenhos para ilustrar as suas ideias ,sobre como deveria ser o resultado final.
Foram utilizadas exclusivamente embalagens da Compal, tendo as mesmas sido primeiro recortadas em tiras, em seguida, dobradas em efeito leque e posteriormente, coladas de modo a formar o coração, no tamanho não superior a 50cm x 50cm.
As tiras foram coladas de modo a, numa face do coração ficar visível a utilização de embalagens Compal e na outra face, ficar visível o interior da embalagem Tetra Pak em alumínio.
Depois de toda a colagem concluída, foi pintada uma das faces do coração em amarelo, de modo que, no seu centro ficou pintado um coração mais pequeno e a toda a volta uma faixa amarela, mantendo visível o alumínio da embalagem Tetra Pak, o que lhe dá um toque prateado e requintado.
Na outra face ficou visível a utilização das embalagens Tetra Pak e foram colados alguns elementos que recortámos das embalagens, como o logo da Compal(colado no centro do coração), cestos de fruta dando nota do compromisso da Compal com a alimentação saudável e o logo da Tetra Pak colado em várias partes desta face. Foram ainda pintadas estrelas e corações em cor amarelo e conforme sugestão das crianças, que é visível nos desenhos por eles elaborados num trabalho de esboço do resultado final.
Toda a construção do trabalho ao ser realizada por crianças, professora e mãe pretende refletir o compromisso de toda a Comunidade Escolar para reforçar as relações positivas entre a escola e a família, devendo a escola ser também um espaço onde mães e filhos reforçam os seus laços. Toda esta equipa foi capaz de apresentar as suas ideias, mas também, de escutar as ideias dos outros trabalhando sempre todas para um objetivo comum e com muita dedicação e acolhimento.
O facto deste trabalho ser feito por tiras dobradas no formato de leque, dá-lhe um aspeto que se assemelha a um pulmão, órgão primordial na nossa respiração. Pois, se por um lado é o amor da mãe que nos permite respirar com mais tranquilidade, por outro os pulmões estão obviamente relacionados com a qualidade do ar que só será possível se todos estivermos comprometidos com a defesa do ambiente, onde a reciclagem assume um papel fundamental.
Ao pintarmos um coração dentro do coração significa tão só que o coração dos filhos vive sempre dentro do coração das mães, sendo por isso um amor incondicional.
7 a 10 anos