Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Flores a nascer.
As embalagens dos sumos Compal estamos a reutilizar e um belo coração vamos criar.
O coração da Mãe é do tamanho do Mundo.
Este projeto foi apresentado ao grupo, com uma breve explicação do trabalho a realizar, sensibilizando os alunos para a importância da reutilização dos materiais a usar na elaboração do Coração Amarelo. Este trabalho foi realizado por crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade, que frequentam a educação pré-escolar no Jardim de Infância da Quinta do Picado, pertencente ao Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento.
Para a concretização do coração amarelo, foi apresentado às crianças, através de uma pequena dramatização, o poema de Matilde Rosa Araújo, sobre o Dia das Mães.
Minha Mãe tem flores nos olhos.
Sóis de estrelas
Nas mãos, nos braços.
(…)
E é grande como o Mundo.
E eu chamo-lhe: Mãe!
As crianças valorizaram as flores para mostrarem o afeto pela Mãe. As flores encontram-se na Mãe Natureza e simbolizam elas próprias com a chegada da Primavera, o início de uma nova vida.
Uma Tipografia ofereceu ao Jardim de Infância, aparas de cartolinas amarelas, que foram reutilizadas para a confeção das flores. Estas foram enroladas pelas crianças. A base do coração, com 50 cm, foi feita com aproveitamento de caixas de cartão. Com a reutilização das tiras de cartolina amarela, evitámos utilizar tintas. Para além do papel apenas foi utilizada cola branca. Com a reutilização de embalagens dos sumos Compal, foi explicado às crianças o símbolo Tetra Pack e todos os símbolos existentes na embalagem e que estão relacionados com a diminuição da pegada de carbono, da reciclagem da embalagem e dos materiais utilizados na confeção das tampas.
A beleza do nosso coração amarelo encerra em si, o amor pela Mãe, cuja Natureza de Mãe é amar, proteger, cuidar, valores grandemente trabalhados no que diz respeito à importância de Amar a Vida.
Alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.