Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Memória descritiva:

Desafio 2022/2023

SIM, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo

Memória Descritiva

A Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal – é uma escola onde já está enraizada a cultura ecológica e onde todos ou quase estão conscientes de que a natureza é a nossa herança, por isso tentamos o mais possível amá-la e respeitá-la.
Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Salas 2/3) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem.
Este trabalho teve como objetivo geral responder ao Desafio 2022/2023 – “SIM, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo”, lançado pelo Projeto “Eco-Escolas/ABAE” em parceria com a Compal.
Esta iniciativa permitiu alertar para a importância da exploração e valorização do Artesanato Ecológico, pois “qualquer desperdício” pode ser (re)aproveitado para a nossa casa em forma de arte. Reaproveitar é transformar o feio em belo, o inútil em útil, o lixo em arte (in Recil’Arte HT)
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal depois do visionamento de um outro trabalho (em exposição no átrio de entrada da escola) realizado no âmbito de um outro desafio do Programa Eco-Escolas em parceria com a Compal: “Este Ano, a Árvore de Natal é Amarela!”.
Posteriormente, e em sala de aula, os alunos consultaram a página web do Projeto “Eco-Escolas/ABAE”, com a apresentação do desafio para recolheram mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação e das tecnologias da comunicação e informação.
Após a recolha desta informação, numa “mesa-redonda” e em estilo “chuva de ideias” foram avançadas várias ideias para a realização do trabalho para este desafio, por parte dos alunos com o auxílio das professoras de sala.
Rapidamente os alunos chegaram à conclusão que seria necessário solicitar ajuda à comunidade educativa para recolher embalagens da Tetra Pak da Marca Compal. Para tal, foi divulgada uma informação na página do Facebook da escola a solicitar a recolha deste material. Este pedido foi prontamente respondido pelas famílias dos alunos da escola que fizeram chegar ao Centro inúmeras embalagens da Tetra Pak da Marca Compal e que foram fundamentais para a construção do coração. Alguns pais enviaram embalagens de sumo para escola, para serem primeiramente consumidos ao lanche pelos alunos e posteriormente utilizados.
Uma ideia que foi prontamente aceite por todos, pela sua originalidade, foi a recriação de um coração em três dimensões (50X50cm), com a forma do coração que se encontra no símbolo das embalagens da Compal.
Este coração foi construído com várias camadas de cartão coladas entre si. Posteriormente, foi forrado com as embalagens da Tetra Pak da Marca Compal, recortadas com a forma de coração. O molde destes pequenos corações foi inspirado no coração verde com alusão aos 70 anos da Compal, que está patente as embalagens de sumo da referida marca.
A palavra “Mãe” foi colocada no meio do coração de forma suspensa com auxílio de uma folha de acetato reaproveita de outro trabalho, que foi colada entre as várias camadas de cartão utilizadas para construir o coração. Esta palavra foi preenchida com um outro material que é reaproveitado/reutilizado na escola: cápsulas metálicas vermelhas de uma conhecida marca de cafés.
Estas cápsulas há muito que são recicladas pelos alunos da sala (o pó de café é utilizado nas culturas do Projeto “Horta Pedagógica”, como fertilizante) e reutilizadas (em trabalhos de expressão plástica no âmbito de um outro Projeto: “Artesanato Ecológico”, que foi o responsável pela dinamização do presente desafio.
Foi também criada uma estrutura em cartão e revestida com cápsulas de café verde, com a forma do tronco da árvore que se encontra no símbolo das embalagens da Compal, para suportar o coração, que ficou apoiada uma base redonda, também em cartão, e revestida com pequenos corações decalcados nas embalagens da Tetra Pak da Marca Compal.
Para finalizar o trabalho, toda a estrutura foi decorada com galão dourado e verde, como forma de realçar os restantes materiais usados. Este galão foi reaproveitado de um outro projeto desenvolvido na escola: “As Marchas Populares”, mais precisamente de restos de tecidos usados na confeção de roupas.
De salientar que, todos os projetos que, direta ou indiretamente, participaram neste desafio integram o Programa Eco-Escolas e são dinamizados ao longo de todo o ano letivo na nossa escola, com um leque variado de atividades. Com esta articulação/parceria é possível desenvolver um processo de ensino/aprendizagem interdisciplinar.
A construção deste trabalho contou com a participação de todos os alunos, que, de uma forma individual e apoiada/orientada pelo adulto, colaboraram dentro das suas capacidades/competências, promovendo a inclusão de todos neste desafio.
Para concluir o desafio, o trabalho foi primeiramente colocado em exposição na sala, onde foi observado e admirado pelos alunos da mesma. Posteriormente será exposto no refeitório da escola para poder também ser observado/admirado por toda a comunidade escolar.
Este desafio ao longo da sua elaboração também foi sendo divulgado na página do Facebook da Escola (processo e produto final).

Idade dos alunos:

Idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos.