Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Foi aproveitado cartão das caixas de papel de mãos e recolhidas as embalagens de sumo Compal que as crianças iam trazendo de casa.
As crianças foram recortando e colando corações que desenharam, a partir das embalagens que tinham sido previamente lavadas e abertas.
Duas crianças pintaram de amarelo as suas mãos e "desenharam" um coração, carimbando a sua forma em papel, para colocar posteriormente no trabalho.
Foram destacadas, quando se iniciaram as colagens, as imagens pedidas, já recortadas das embalagens Compal.
Pretendeu-se que as imagens ficassem visíveis, no final do trabalho, sobressaindo das restantes e junto do nome Compal.
A elaboração do trabalho "No Dia da Mãe o coração é amarelo" começou com a informação e o apelo às famílias para a recolha das embalagens necessárias (que não foram maioritariamente amarelas).
As crianças foram motivadas, mostraram-se receptivas a desenvolver as atividades e nesse dia beberam sumo Compal ao almoço.
Conforme foi sendo descrito nas legendas das imagens enviadas, deu-se inicio com a escolha dos materiais a utilizar - embalagens Compal, cartão, tecido, tesouras, cola, tinta, papel, cartolina, marcador.
Após finalizar a expressão plástica decidiu-se, em grande grupo, qual a frase mais adequada para colocar no "coração amarelo", como se fosse a mãe de cada um a responder.
Este trabalho, em que todos gostaram de participar, está exposto na sala de entrada do jardim de infância.
Os 24 alunos do jardim de infância de Fonte Grada têm idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.