Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Santa Cruz (Santa Cruz)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com o coração Amarelo (opcional):

Memória descritiva:

O coração apresentado foi elaborado pelo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão de Santa Cruz (CACI – Santa Cruz) onde foram utilizadas metodologias de trabalho em grupo/equipa, corte, pintura, moldagem, colagem, desenho, técnica da casca de ovo e técnica do balão com materiais maioritariamente reciclados e reutilizáveis. Participaram dois técnicos pertencentes às Artes Criativas e cerca de 10 utentes.

Decidimos intercetar os nossos objetivos com os da Eco Escolas e participar neste desafio de “Sim, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo”. Assim, tendo em conta que um dos nossos grandes objetivos é capacitar, decidimos que esta criação devia incorporar algumas técnicas que os utentes do CACI já tinham elaborado anteriormente, mas desta vez com os materiais das embalagens da Compal, de modo a demonstrar as suas capacidades e dando-lhes o máximo poder criativo. Desta forma, começámos por desenhar o protótipo inicial do coração que propúnhamos que fosse visualizado como um prémio de agradecimento a todas as mães, onde o carinho, cuidado e proteção que têm com os seus filhos fosse representado pelas duas mãos dadas, uma da mãe e uma do/da seu/sua filho/a. Tendo estes dois elementos, foi reaproveitada madeira antiga para fazer o coração principal, bem como a base do prémio. Depois de ser pintado de amarelo, o coração foi forrado com a parte de trás das embalagens da Compal para ficar a cor prata visível, bem como para as espirais, cornucópias e igualmente as flores com formato de coração (elementos decorativos) que foram cortadas com tesoura, moldadas/enroladas e colados com cola quente. Neste último elemento, foi ainda utilizado tampas das embalagens como base. No coração interior foi utilizado uma técnica com um balão, cola branca e papel de jornal antigo de modo a dar mais relevo ao prémio sendo, posteriormente, pintado de amarelo com tinta acrílica. Nas mãos e braços das figuras principais foram utilizadas a técnica da casca de ovo, onde foram cortados, minuciosamente, algumas cores das embalagens da Compal para criar um preenchimento com degradê, sendo que aqui e nos seus pormenores (contornos das mãos e unhas) apenas foi utilizado esse material, tesoura, um palito e cola branca.
A palavra Mãe passa a finalizar o prémio sendo ela a protagonista fundamental de todo este projeto, onde foram recortadas a palavra Compal numa das letras e igualmente no til, junto com os respetivos emblemas da Tetra Pak.

Reutilizar transforma vidas como magia e o amor de mãe também.

Idade dos alunos:

Utentes com idades compreendidas entre 21 a 58 anos