Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

O desafio “Sim, no dia da Mãe o coração é amarelo” foi aceite pela turma do 4º ano da Escola Básica de Gavião e, após análise e discussão do regulamento, começámos por projetar o que iriamos fazer.
Da "Chuva de Ideias" surgiram coisas bem engraçadas e criativas mas, por maioria, decidimos construir uma mala de senhora para servir de prenda à Mãe e reutilizar as embalagens Tetra Pak, dando-lhes uma nova vida.
Assim, metemos mãos à obra e começamos a recolher, na escola e em casa, embalagens em que predominasse a cor amarela.
Seguidamente fizemos o esquema da mala atendendo às condições específicas do regulamento.
Finalmente iniciámos a execução do trabalho e utilizando as embalagens, cola, fita-cola, um fecho, tampas de iogurte e garrafas, sacos de plástico e papel para a mensagem construímos passo a passo a nossa mala.
De seguida passámos à elaboração individual de uma mensagem. Depois as mensagens foram escritas no quadro e fizemos a leitura, reflexão e votação da que melhor transmitia a mensagem para o dia da Mãe e a importância de contribuirmos para um futuro mais sustentável.
A execução deste projeto permitiu-nos adquirir um maior número de conhecimentos sobre a importância da reciclagem em geral e, em particular, a de embalagens Tetra Pak.
No final a mala-coração esteve exposta na Biblioteca Escolar com todos os outros corações elaborados na nossa escola. O nosso trabalho foi o mais votado pela comunidade escolar para representar a Escola Básica de Gavião neste desafio.

Escola: Escola EBI/JI de Gavião

Professor coordenador do trabalho: Genoveva Matos Belona